Dailane Reis realiza dinâmica com as crianças que conheceram um pouco mais do wrestling (Miriam-Jeske-Exemplus-COB/

Wrestling é destaque em mais uma edição do COB de Portas Abertas

O wrestling foi o destaque de mais uma edição do COB de Portas Abertas, ação do Comitê Olímpico do Brasil realizada nesta sexta-feira, na sede do Comitê Olímpico do Brasil, Barra da Tijuca, Rio de Janeira. Cem crianças de duas Escolas Municipais do Rio, Emma D’Avila Camillis e Edmundo Bittencourt participaram de um dia de atividades e vivência esportiva por três esportes, esgrima, tiro com arco e wrestling. As crianças aprenderam sobre o esporte, movimentos proibidos e permitidos nos combates e fizeram dinâmicas no tapete de lutas. O coordenador de seleções Flavio Cabral, a medalhista mundial militar e pan-americana Dailane Reis e o campeão brasileiro júnior Lucas Leal realizaram as atividades com os alunos.

“Fiz Licenciatura em Educação Física e agora estou fazendo Bacharelado, fruto da parceria entre a CBW e Estácio. Pretendo trabalhar  como Educadora Física e ter a oportunidade de participar de ações com crianças é sempre muito gratificante. Ter a oportunidade de falar e transmitir um pouco sobre o esporte que a gente ama e faz é sempre especial para nós atletas”, explicou Dailane.

Em temporada de treinos no Rio de Janeiro, o amazonense Lucas Leal participou pela primeira vez de uma ação promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil e ficou entusiasmado com a chance das crianças terem acesso à modalidade ainda jovens. O próprio Lucas conheceu o wrestling apenas aos 15 anos.

“Foi uma experiência nova e incrível para mim. Comecei a lutar com 15 anos e as crianças aqui tinham de sete a 10 anos e gostaram muito de lutar. Todos saem ganhando com o COB de Portas Abertas. As crianças por conhecerem um esporte e nós, atletas, pelo carinho que as crianças tiveram conosco”, disse o amazonense, ouro no estilo greco-romano até 63kg no Brasileiro Júnior.

Outro que comemorou a visita foi Márcio Carvalho Viegas diretor da escola Edmundo Bittencourt, em Benfica, Zona Norte, do Rio de Janeiro. Encarregado de manter a disciplina dos alunos durante as atividades, Marcio elogiou a iniciativa e ressalta que a prática esportiva era uma premissa da escola e que agora ao integrar o program do COB só tende aumentar.

“Temos um bom espaço com espaço para a prática de diversos esportes. Já recebemos várias modalidades como o Beach Tênis por exemplo e estamos sempre abertos a receber. A inclusão na metodologia do Transforma só nos ajudou a explorar isso. As crianças adoraram o wrestling e ações como esta são muito importantes para eles terem contato com vários esportes”,  disse Márcio.

As escolas adotaram a metodologia do Transforma em 2019. Profissionais das duas escolas já deram início às atividades de capacitação, que terá encontros presenciais nos meses de maio, agosto e novembro deste ano. O restante das atividades é feito em módulos a distância. As visitas dos alunos ao COB são parte importante do programa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

*** Com informações do COB.