Wrestling brasileiro e equipe mexicana pós treino.

Wrestling brasileiro realiza última semana de preparação para o Pan 2021

O wrestling brasileiro realiza, em Monterrey, no México, a fase final de preparação para o Pan-americano de Wrestling que acontece de 27 a 30 de maio, na Cidade da Guatemala, capital da Guatemala.  No Pan, a equipe nacional vai contar com 18 atletas distribuídos igualmente nos três estilos da modalidade: greco-romano, estilo livre masculino e estilo livre feminino. Entre os lutadores, 17 foram campeões nacionais e convocados pela Confederação Brasileira de Wrestling, ou seja, a CBW arcou com passagens e hospedagens, número quase três vezes maior do que o realizado no último Pan-americano.

“É um dos objetivos da gestão que assumiu a CBW este ano, tentar levar o máximo possível de atletas nas categorias olímpicas para os principais torneios continentais. Mesmo sem ter um patrocinador, enxugamos a folha salarial e reduzimos custos de manutenção da Confederação para possibilitar a ida dos campeões nacionais. Vamos levar a equipe também para os Pan-americanos Júnior (18 a 20 anos) Cadete (15 a 17 anos). Isso permite que Federações e atletas se preparem melhor e não gera a incerteza sobre a convocação”, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Flavio Cabral Neves, que acompanha de perto a preparação e participa do Congresso Pan-americano de Wrestling na Guateamala.

A equipe do Pan-americano mescla lutadores experientes com novos talentos. Aline Silva e Laís Nunes, classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, além de Giullia Penalber, Kamila Barbosa são remanescentes da equipe de 2020. Sabrina Gama e Grabriela Rocha são as novidades da equipe que terminou em terceiro lugar na classificação geral do Pan-americano 2020.  No estilo Greco-romano, nomes como Ronisson Brandão, Marat Garipov, integram a equipe com Igor Queiroz, Joilson Júnior, Calebe Correa e Isaque Conserva.

No estilo livre, Bryan Oliveira, Marcos Siqueira, Renato Patrício, Marcos Carrozzino, encabeçam a geração de campeões nacionais com idade para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e Los Angeles 2028. No México, além de treinar com os lutadores da equipe local, os atletas cumprem um período exigido pelo governo guatemalteco para estrangeiros vindos do Brasil de ficarem 12 dias em quarentena antes de entrar no país sede do Pan. Angel Torres e Nisdany Perez comandam o time nacional.

Atletas convocados pela CBW para o Pan-americano de Wrestling nos últimos anos

2018- 9 atletas
2019- 9 atletas
2020- 6 atletas
2021- 17 atletas

Confira a lista dos atletas que vão representar o Brasil no Pan-americano de Wrestling 2021

ESTILO GRECO-ROMANO
Marat Garipov  – Categoria 60kg
Calebe Corrêa – Categoria 67kg
Joilson Júnior – Categoria  77kg
Ronisson Brandão – Categoria 87kg
Igor Queiroz  – Categoria 97kg
Isaque Conserva – Categoria 130kg

ESTILO LIVRE FEMININO
Kamila Barbosa – Categoria 50kg
Sabrina Gama – Categoria 53kg
Giullia Penalber – Categoria 57kg
Laís Nunes – Categoria 62kg
Grabriela Rocha – Categoria 68kg
Aline Silva – Categoria 76kg

ESTILO LIVRE MASCULINO
Bryan Oliveira – Categoria 57kg
Marcos Siqueira – Categoria 65kg
João Victor Santos* – Categoria 70kg
Renato Patrício – Categoria 74kg
Thales Reis – Categoria 86kg
Marcos Carrozzino – Categoria  97kg

*viaja com recursos próprios