Laís Nunes é a primeira a lutar no Dan Kolvo e Nikola Petrov 2021 (Caio Baptista/CBW)

Wrestling brasileiro estreia no Torneio Kolov e Petrov nesta sexta-feira

O wrestling brasileiro retorna aos tapetes internacionais nesta sexta-feira (9/4), às 4h, horário de Brasília, para a disputa do Torneio Dan Kolov – Nikola Petrov 2o21, em Plovdiv, Bulgária. Laís Nunes é a primeira atleta nacional a entrar no tapete de lutas e compete na categoria até 62kg do wrestling feminino. O torneio é mais uma etapa de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. A equipe brasileira comandada pelo treinador Pedro Garcia ainda conta com Kamila Barbosa até 50kg e Giullia Penalber até 57kg que estreiam no sábado. As eliminatórias e semifinais serão disputadas em um dia e as finais serão disputas no dia seguinte. Para assistir os combates ao vivo, basta clicar aqui.

Para Laís, o torneio representa promove um ritmo de luta em alto nível na caminhada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Já Giullia Penalber e Kamila Barbosa realizam ajustes para a Seletiva Olímpica Mundial, que classifica dois atletas por categoria no peso olímpico e reúne todos os países que não conquistaram vaga no Campeonato Mundial 2019 e na Seletiva continental. O torneio pré-olímpico, última chance de garantir vaga nos Jogos Olímpicos acontece também na Bulgária no mês de maio.

Confira a programação da equipe brasileira do Torneio Internacional Dan Kolov e Nikola Petrov, sempre no horário de Brasília.

Dia 9/4 – Laís Nunes até 62kg – Eliminatórias às 4h e semifinais às 10h

Dia 10/4 – Laís Nunes até 62kg – Finais 11h

Dia 10/4 – Giullia Penalber até 57kg e Kamila Barbosa até 50kg
Eliminatórias às 4h e semifinais às 10h

Dia 11/4 – Giullia Penalber até 57kg e Kamila Barbosa até 50kg
Finais às 6h

Dan Kolov e Nikola Petrov

O torneio é um dos mais tradicionais do wrestling europeu e homenageia dos campeões do wrestling búlgaro. Nikola Petrov foi o primeiro campeão europeu búlgaro em 1899, venceu grandes torneios nos Estados Unidos, na França e  durante 25 anos foi derrotado apenas uma vez por  Marijan Matijević. Sucesso nos Estados Undios, Petrov convidou outro lutador búlgaro, Dan Kolov também campeão europeu para lutar nos país norte-americano e também fez fama no país norte-americano. Kolov também alcançou a fama e decidiu voltar a Bulgária aos 30 anos e criar sua própria escola de wrestling, além de doar grande parte dos seus recursos financeiros para a população pobre da Bulgária. Em 1962, a Federação Búlgara de Wrestling resolveu criar o torneio e batizá-lo com o nome das duas lendas do wrestling búlgaro.