13.10.2022 - Jogos Sul-americanos Assunção 2022 - Wrestling - Na foto a atleta Giullia Rodrigues Penalber de Oliveira. Foto: Wander Roberto/COB

Wrestling brasileiro disputa Ranking Series Hungria em Budapeste  

O Wrestling brasileiro disputa de 13 a 16 de julho o Ranking Series da Hungria, em Budapeste, último do circuito de quatro torneios que valem mais pontos para o ranking mundial da modalidade. A competição húngara vai reunir 600 atletas e definir os cabeças de chave do Campeonato Mundial 2023, em Belgrado, na Sérvia, no mês de setembro, primeira seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris. O estilo livre masculino abre o torneio com Cesar Alvan categoria7 6kg e Bruno Nicoletti 86kg. No estilo greco-romano lutam Sosruko Kodzokov 87kg e Igor Queiroz 97kg. No estilo livre feminino lutam Kamila Barbosa 50kg, Giullia Penalber 57kg e Laís Nunes 62kg.

“Tracei algumas metas técnicas para cada competição e o plano segue firme para que eu esteja na minha melhor forma no Campeonato Mundial e nos Jogos Pan-Americanos. Estou feliz com a posição atual no Ranking Mundial, esse era um dos objetivos para esse ano, e sabia que através das metas estabelecidas, conseguiria estar bem posicionada para ser uma das cabeças de chave do Mundial”, explicou Giullia Penalber.

Os oito primeiros colocados no ranking internacional de cada categoria olímpica serão os cabeças de chave do Campeonato Mundial. Os seis primeiros colocados no Mundial da Sérvia de cada uma das 18 faixas de peso olímpicas garantem a vaga para seus respectivos países nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Campo de Treinamento Internacional acontece depois do Ranking Series

Três atletas da equipe nacional permanecem na Hungria para um Campo de Treinamento Internacional graças a parceria entre a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Giullia Penalber e Laís Nunes integram o programa de preparação olímpica e seguem na Hungria até o dia 26. Já Igor Queiroz, campeão dos Jogos Pan-Americanos Júnior em 2021 e integrante do Projeto Conexão Santiago permanece em treinamento na Hungria até o dia 28/7.

“Fiz a parte física no Centro de Treinamento do Time Brasil e todos têm ajudado muito. Participar do Ranking Series contra os melhores lutadores do planeta e poder realizar esse campo de treinamento logo depois será incrível. O mundo inteiro vai estar voltado para competição e quero mostrar que o Brasil pode enfrentar de igual para igual qualquer adversário e aproveitar ao máximo o período de treinamentos”, afirmou Igor.


Veja quando cada atleta luta no Ranking Series Budapeste, no Horário de Brasília.
Dia 13/6 – Eliminatórias às 5h30 e finais às 13h
Cesar Alvan 74kg e Bruno Nicoletti 86kg

Dia 14/6 – Eliminatórias às 5h30 e finais às 13h
Kamila Barbosa 50kg, Giullia Penalber 57kg e Laís Nunes 62kg

Dia 16/6 – Eliminatórias às 5h30 e finais às 13h
Sosruko Kodzokov 87kg e Igor Queiroz 97kg