Joilson Júnior vai buscar vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. (Tony Rutondo/UWW)

Wrestling brasileiro compete por vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Canadá

O wrestling brasileiro disputa a partir desta sexta-feira (13/3) a Seletiva Pan-americana para os Jogos Olímpicos 2020, no Shaw Centre, em Ottawa, Canadá. Catorze atletas vão representar o país no torneio que classifica os dois primeiros colocados de cada categoria para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Os seis primeiros a lutarem no dia inaugural do torneio são os atletas do estilo greco-romano: Marat Garipov categoria até 60kg, Joilson Júnior até 67kg, Angelo Moreira até 77kg, Ronisson Brandão até 87kg, Guilherme Evangelista até 97kg e Eduard Soghomonyan até 130kg, único entre os grequistas a lutar na última edição dos Jogos.

“O Pan-americano serviu como teste para todos os atletas e apresentou alto nível técnico. Na minha categoria todos os adversários podem ser finalistas e quem errar menos vai ficar com as vagas. Vamos torcer para ter um sorteio favorável e fazer o melhor em todas as lutas, afinal é o sonho de todo mundo estar nos Jogos Olímpicos”, afirmou Angelo Moreira, que para a seletiva dos Jogos do Rio 2016 ficou a uma vitória da vaga.

No wrestling feminino que acontece no sábado (14/3) duas brasileiras serão cabeças de chave no torneio, Giullia Penalber até 57kg e Lais Nunes até 62kg e podem ter um caminho menos difícil até a vaga. A medalhista mundial, Aline Silva até 76kg, Kamila Barbosa até 50kg e Dailane Reis até 68kg também integram a equipe nacional, terceira melhor das Américas. Aline e Lais são remanescentes dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Acredito que por ter vencido chegarei um pouco mais visada, e também estou numa categoria onde tudo pode acontecer. Sigo confiante, mesmo com a medalha de ouro cometi erros que tenho que corrigir. Chego consciente que zerou tudo e que cada luta será uma vitória importante”, explicou Giullia Penalber.

No domingo, o estilo livre encerra a busca por vagas em Tóquio no domingo (15/03). Com uma equipe renovada composta por dois atletas do Amazonas, expoentes do estilo no país, Bryan Oliveira até 57kg e David Moreira até 65kg, e o paulista Marcus Calasans até 74kg. Os lutadores tentam recolocar o estilo nos Jogos. A última vez que  o estilo livre brasileiro participou foi nos Jogos de Atenas 2004, com Antoine Jaoude.

Os lutadores que não conseguirem vaga na seletiva pan-americana ainda possuem uma última chance na Seletiva Mundial. Todos os atletas do mundo que ainda estão sem vaga disputam o torneio. A seletiva estava marcada para a Bulgária em maio, mas foi adiada em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, popularmente conhecido como novo coronavírus. Ainda não há previsão para uma nova data.

As lutas começam às 12h30 horário de Brasília e podem ser assistidas ao vivo na página oficial da United World Wreslting

Estilo greco-romano
Marat Garipov até 60kg
Joilson Júnior até 67kg
Angelo Moreira até 77kg
Ronisson Brandão até 87kg
Guilherme Evangelista até 97kg
Eduard Soghomonyan até 130kg

Wrestling Feminino:
Kamila Barbosa até 50kg
Giullia Penalber ate 57kg
Lais Nunes até 62kg
Dailane Reis até 68kg
Aline Silva até 76kg

Estilo livre
Bryan Oliveira até 57kg
David Moreira até 65kg
Marcus Calasans até 74kg