Vice-presidente da CBW, Sergio Oliveira, lança livro sobre Wrestling
O wrestling nacional ganhou nesta quarta-feira uma importante publicação esportiva sobre a modalidade. O vice-presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Sérgio Roberto Lara de Oliveira em parceria com Waldomiro de Oliveira e Gislaine Cristina Vagetti, transformou sua dissertação de mestrado na publicação “Luta Olímpica – A teoria Bioecológica na Formação Esportiva”. O livro está disponível na versão e-book e pode ser adquirido ao clicar aqui.
“O intuito do livro é gerar uma reflexão na metodologia da formação esportiva da Luta Olímpica ou Wrestling e foi pensado a partir da Teoria Bioecológica do psicólogo Urye Bronfenbrenner, que fala sobre como o meio social e ambiental influenciam no desenvolvimento humano/esportivo. Busquei diversas obras literárias, ouvi treinadores de diferentes estados do Brasil e pesquisar metodologias russas, canadenses, para saber como trabalham o desenvolvimento dos atletas ao longo de sua formação esportiva/humana”, relatou Sérgio, também conhecido como Bolacha, apelido que herdou dos tempos de capoeira.
A abordagem no aspecto da formação dos lutadores permeia a vida de Sérgio no wrestling. O dirigente e treinador participou do plano de elaboração da inclusão da Luta Olímpica nos Jogos Escolares em 2012, torneio realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil e responsável por auxiliar no desenvolvimento do esporte de Norte a Sul do país. Anteriormente, apenas os estilos livre e livre feminino eram disputados. Em 2019, o estilo greco-romano estreou e o sucesso é tamanho que um pedido pelo aumento do número de categorias é cada vez maior.
“No primeiro ano, o wrestling tinha apenas nove estados participando dos Jogos Escolares e, hoje, menos de 10 anos depois, temos mais de 20. Estados começaram a se destacar, formar equipes e desenvolver o esporte em suas localidades. Outros aspectos abordados são as diferentes fases de desenvolvimento esportivo do atleta e também os fatores que influenciam no desenvolvimento humano e esportivo do atleta durante toda sua trajetória esportiva”, comentou Sergio.
A versão em e-book, livro eletrônico, é apenas o início do projeto. Em breve, “Luta Olímpica – A teoria Bioecológica na Formação Esportiva” também estará disponível na versão impressa e vai marcar o início do preenchimento de uma lacuna da modalidade: a falta de publicações dedicadas ao wrestling na Língua Portuguesa. Logo, seja no e-book ou em breve nas livrarias, a obra já se tornou uma leitura obrigatória para professores, atletas, treinadores e amantes da Luta em geral.
“Espero que todos que leiam possam pensar na maneira como trabalhamos e formamos o atleta no geral e que tenham acesso a outros teóricos e formas de trabalhar, possam mudar ou aprimorar sua maneira de trabalho. O objetivo não é criar uma receita, mas sim contribuir com profissionais, pesquisadores e entusiastas da Luta em geral. Desejo que o livro encoraje e inspire outras pessoas a pesquisarem e escreverem sobre a modalidade também”, encerrou Sergio.
A publicação custa apenas 25 reais e ainda pode ser parcelada. Para adquirir clique aqui