UWW aprova sistema para definição de cabeças de chave do Mundial 2017
A United World Wrestling, órgão máximo do wrestling no planeta, anunciou nesta segunda-feira o sistema de ranqueamento para distribuição dos cabeças de chave no Campeonato Mundial 2017, em agosto, na França. O ranking foi criado para evitar que os líderes dos ranking corram o risco de se enfrentarem logo nas primeiras rodadas, situação que aconteceu em 2015, quando a brasileira Aline Silva e a norte-americana Adeline Gray, finalistas da edição de 2014, se enfrentaram logo na primeira rodada. O sistema leva em conta os resultados dos atletas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e no Mundial Sênior 2016 para categorias não olímpicas e no torneio continental, no caso do Brasil, o Pan-americano sênior, a ser realizado na Bahia de 4 a 9 de maio. O número de participantes também será acrescido a pontuação de cada torneio.
Duas brasileiras aparecem no ranking. Aline Silva categoria até 75kg e nona colocada nos Jogos do Rio e Gilda Oliveira até 69kg, décima na Rio 2016, aparecem no ranking. Aline é presença confirmada no Pan-americano Sênior 2017, já Gilda é desfalque se recuperando de uma cirurgia.
Confira como ficou a tabela de pontuação para cada torneio:
Jogos Olímpicos e Campeonato Mundial
1º lugar – 25 pontos
2º lugar – 20 pontos
3º lugar – 15 pontos
3º lugar – 15 pontos
5º lugar – 10pontos
5º lugar – 10 pontos
7º lugar – 8 pontos
8º lugar – 6 pontos
9º lugar – 4 pontos
10º lugar – 2 pontos
Campeonatos continentais
1º lugar – 12 pontos
2º lugar – 10 pontos
3º lugar – 8 pontos
3º lugar – 8 pontos
5º lugar – 6 pontos
5º lugar – 6 pontos
7º lugar – 4 pontos
8º lugar – 2 pontos
*Se a categoria de peso tiver o sistema nórdico, ou seja, todos contra todos, o 4º colocado receberá 7 pontos.
O número de participantes também será levado em conta na pontuação. Por exemplo, na categoria até 70kg do estilo greco-romano, se houverem 40 ou mais participantes na categoria o campeão receberá 25+ 40, totalizando 65 pontos. Desta forma, campeonatos com mais participantes concedem mais pontos. Um atleta só recebe pontos dentro da classe de peso que participou nos Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial e do Campeonato Continental. A distribuição está ligada a cada atleta e não à Confederação nacional. Se a Confederação do país substituir o atleta em questão, o atleta e o país perdem a posição de cabeça de chave e vão para o sorteios convencional.
Posição dos principais atletas de semente no suporte
N ° 1: Ele / Ela será emparelhado na primeira posição da chave (parte superior da chave)
N ° 2: Ele / Ela será emparelhado na última posição da chave (parte inferior da parte inferior da chave)
N ° 3: Ele / Ela será emparelhado na parte superior da parte inferior da chave
N ° 4: Ele / Ela será emparelhado na parte inferior da parte superior da chave
*Se houver uma rodada eliminatória, os cabeças de chave serão emparelhados por último. Se o número de participantes obrigar os cabeças de chave a participarem da rodada eliminatória, os atletas progredirão do Nº 4, Nº3, Nº2 e Nº1
Exemplo de uma chave com 17 e 28, os cabeças de chave não terão uma rodada de qualificação. Os atletas da rodada de qualificação serão emparelhados de baixo para a cima na chave, evitando os cabeças de chave de se encontrarem.
29 atletas inscritos, o cabeça de chave N ° 4 participará da rodada de qualificação.
30 atletas inscritos, os cabeças de chave N ° 4 e N ° 3 participarão da rodada de qualificação.
31 atletas inscritos, os cabeça de chave N ° 4, N ° 3 e N ° 2 participarão da rodada de qualificação.
32 atletas inscritos, teremos o número perfeito e a competição começará a partir das oitavas de finais para todos os atletas.
O sistema também é válido para chaves com 9 a 16 participantes
Confira como está o ranqueamento dos cabeças de chave para o Campeonato Mundial deste ano: