United World Wrestling aprova aumento de atletas por país na categoria cadete

125. IOC Session in Buenos Aires

Nenad Lalovic, membro do COI, aprovou aumento de atletas na categoria cadete

A United World Wrestling anunciou nesta quarta-feira uma nova regra para inscrição dos países nos campeonatos cadetes (até 17 anos). Após reunião do Comitê Executivo da United World Wrestling, em 13 de dezembro em Sochi, na Rússia, foi decidido que as federações nacionais poderão inscrever dois atletas por categoria de peso durante os campeonatos continentais cadetes.

Segundo o comitê executivo, permitir que os países mandassem apenas um atleta por categoria de peso dificultava o aumento da participação de jovens no esporte. A possibilidade de levar mais atletas foi vista como uma maneira de melhorar o interesse pelo wrestling de nível internacional.

Em muitos países, oportunidades para os cadetes competirem em nível internacional são raras, então a regra antiga de levar apenas um wrestler restringia a possibilidade de uma participação extensiva de lutadores reservas em competições internacionais.

“Nós temos esperanças de que essa mudança ajudará as federações a promover o wrestling em seus respectivos países”, disse o presidente da United World Wrestling, Nenad Lalovic. “Nós queremos que nossos jovens wrestlers saibam que, um dia, eles talvez possam competir nas maiores competições internacionais nas categorias de idades mais velhas”.

As mudanças entram em vigor imediatamente.