TRIALS inicia temporada da Luta Olímpica em 2015

gil_e_tiago_santos.jpeg

Gil de Leon, de vermelho, e Thiago Santos, de azul, estarãoem ação no tapete do CEFAN  neste sábado ( Renato Sette/CBLA)

Os principais atletas da Luta Olímpica nacional disputam neste sábado (10/01), a partir das 10h no ginásio do CEFAN, Rio de Janeiro, o TRIALS 2015.  O intuito da seletiva é permitir a avaliação dos atletas e formar as equipes brasileiras nas categorias júnior (18 a 20 anos) e sênior (acima de 20 anos) que representarão o país em competições internacionais. Na próxima segunda-feira já com o grupo definido os atletas treinarão em conjunto do dia 12 a 24 de janeiro no próprio CEFAN da Marinha.

Depois do período de treinamento os atletas brasileiros viajam para sua primeira competição do ano. A luta feminina terá como primeiro desafio o Golden Grand Prix de Paris, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, onde a vice-campeã mundial Aline Silva conquistou a inédita medalha de ouro em 2014. Além de Aline, nomes como Joice Silva,Gilda Oliveira, Lais Nunes, Dailane Gomes, Camila Fama, Susana Santos, Caroline Soares e Mayara Graciano vão lutar por vagas no tapete de lutas.

Já os homens terão como primeiro compromisso o torneio Cerro Pelado, em Cuba. Os atletas participam de treinos em Havana e do dia 11 a 15 de fevereiro competem com as principais forças pan-americanas. Entre os destaques do TRIALS no estilo greco-romanos estão os medalhistas dos Jogos Sul-americanos Diego Romanelli e Ronisson Brandão, além de nomes como Davi Albino, Antônio Henriques dos Santos, André Felipe Feitosa e Ângelo Moreira. No estilo livre, onde é permitido atacar e defender utilizando as pernas, Adrian Jaoude, Rafael de Jesus, Hugo Cunha, Willian Assy, Wellington Silva, Uziel Júnior, Juan Bittencourt e Waldeci Silva estão entre os principais nomes.

Cada estilo possui até seis categorias olímpicas totalizando 18 e distribuindo 74 medalhas por edição dos Jogos Olímpicos. O objetivo é comum aos três estilos realizar o encostamento (touche), dominando e colocando o adversário de costas para o solo. Caso o golpe perfeito não aconteça, a vitória é obtida por pontos acumulados durantes os dois períodos de três minutos.

Juniores de olho no mundial

Além da equipe sênior, os atletas juniores também lutam neste sábado e com uma  motivação ainda maior.  Em 2015, o Campeonato Mundial Júnior será realizado no Brasil, em Recife de 11 a 16 de agosto. Nomes como os campeões pan-americanos cadetes (até 17anos) Calebe Correa e Raphael Conceição,  o medalhista de prata Rafael Crystello Filho fazem sua estreia na nova categoria etária e buscam medir forças com atletas mais experientes.

TRIALS 2015

Data: 10/01/2015
Horário: 10h
Local: ginásio do CEFAN da Marinha, Av. Brasil 10590, altura da Penha, Rio de Janeiro.
Entrada: framca