Tóquio 2020: dois pontos impedem Eduard de avançar no torneio olímpico

O wrestling brasileiro também marcou presença no estilo greco-romano no primeiro dia de competições da modalidade nos Jogos Olímpicos 2020, disputados na Makuhari Messe Arena, em Tóquio, Japão. Eduard Soghomonyan fez uma luta disputada até o fim na contra o alemão Eduard Popp na categoria 130kg do estilo greco-romano, vencida pelo europeu por 2 a 0, apenas com pontuações decorrentes de punições por passividade. Como Popp foi superado pelo turco Riza Kaayalp na luta seguinte, Eduard não pôde regressar para disputa de medalhas.

A luta começou como de costume entre os pesados, os lutadores procurando a melhor pegada e sem dar espaço para os oponentes. O árbitro decidiu punir Eduard com a passividade, o alemão conquistou um ponto e o brasileiro foi para posição de par terre. Eduard conseguiu se defender e não permitiu a pontuação do rival. No segundo round, o grequista nacional buscava tirar o rival da área permitida, mas Popp forçou nova punição de Eduard, que voltou a se defender bem no par terre e impediu que desvantagem aumentasse. Porém, o cronômetro zerou e apontou 2 a 0 para o o alemão. Popp perdeu por 6 a 2 para Riza Kaaypalp e Eduard ficou impedido de voltar para repescagem.

Mijaín vai em busca do quarto título olímpico e Iakobi Kajaia é azarão na final 

O cubano Mijain Lopez Nunez confirmou o favoritismo de três títulos olímpicos e avançou para grande final sem sustos. Na estreia vitória por superioridade técnica 9 a 0 sobre o romeno Alin Ciurariu. A história se repetiu nas quartas com outra vitória de Mijain por superioridade (8 a 0) sobre o iraniano Amin Mirzazadeh. Na semifinal, um clima de final antecipado no clássico contra o turco Riza Kayaalp. Em um combate tenso, Mijain venceu por 2 a 0 e garantiu a vaga para sua quarta final olímpica.

O georgiano Iakobi Kajaia avançou do outro lado da chave com um 9 a 0 sobre o finlandês Elias Kuosmanen, um 3 a 1 sobre Sergei Semenov do Comitê Olímpico Russo e 1 a 1 no desempate contra o cubano naturalizado chileno Yasmani Acosta.