Aline lutou bravamente contra Adar. Júlio César Guimarães/COB.

Tóquio 2020: Aline Silva luta com garra mas não avança na categoria

O wrestling brasileiro estreou nos Jogos Olímpicos 2020 na noite deste sábado (31/7) na Arena do Makuhari  Messe Hotel, em Tóquio, Japão. Aline Silva lutou contra a turca Yasemin Adar na fase de oitavas de final do estilo livre feminino 76kg e foi superada por 6 x 0. Como Adar foi eliminada na luta seguinte para norte-americana, Adeline Gray, Aline não pôde regressar para repescagem e encerrou a participação na segunda edição de Jogos Olímpicos da carreira. Aline é única atleta a conquistar medalhas em campeonatos mundiais e recordista de medalhas em Jogos Pan-americanos da modalidade.

O combate começou com disputas de pegadas intensas. A turca conseguiu furar a defesa da brasileira e abrir 2 x 0. Aline não se intimidou e buscou o ataque o tempo todo. Adar segurava e vantagem e já no segundo round conseguiu retirar a lutadora nacional da área permitida e pontuar novamente. Aline tentou um último ataque para buscar a vitória, mas sofreu um contra-ataque e Adar que fechou o placar em 6 a 0. Na luta seguinte, a turca perdeu por 6 a 4 para norte-americana Adeline Gray e a brasileira não pôde retornar para repescagem.

Wiebe cai na primeira luta, Focken e Gray fazem final inédita

A categoria reuniu o que há de melhor no estilo livre feminino mundial. A campeã olímpica dos Jogos Rio 2016, Erica Wiebe, caiu logo na primeira luta para finlandesa Epp Mae por 5 a 4. Como Mae foi derrotada pela japonesa Hiroe Minagawa, Wiebe ficou fora da chance de subir ao pódio. Neste lado da chave, Aline Focken foi a finalista e será a primeira medalhista da Alemanha do estilo livre feminino na modalidade. Focken fez  3 a 2 sobre Vasilisa Marzaliuk na estreia, depois 8 a 3 na chinesa Quian Zhou e por fim 3 a 1 na japonesa Hiroe Minagawa.

Do outro lado da chave, Adeline Gray superou a tunisiana Zaineb Sghaier por touche e depois fez 6 a 4 na turca Yasemin Adar e depois 3 a 2 contra Aiperi Meder, do Quirguistão. Adeline é cinco vezes campeã mundial, mas nos Jogos Rio ficou fora da disputa de medalhas e vai ter a chance de buscar a medalha de ouro olímpica nesta segunda-feira, às 6h15, horário de Brasília.