Susana Santos é destaque brasileiro no primeiro dia do evento teste para os Jogos Olímpico do Rio

susana_bronze

Susana Santos exibe a medalha de bronze conquistada no evento teste

Emoção e resultados inesperados marcaram o primeiro dia do Lady’s Open, evento teste  da Luta Olímpica para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, disputado neste sábado, na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico. O destaque brasileiro foi Susana Santos, bronze na categoria até 48kg. Já a grande surpresa do dia ficou por conta da derrota da campeã olímpica russa Natalia Vorobieva, ainda nas quartas de finais da categoria até 69kg para a canadense Dorothy Yeats. Já na categoria até 58kg, a japonesa Sakano Yui ficou com a medalha de ouro.

Categoria até 48kg
A chinesa Sun Yanan venceu na primeira luta a argentina Claudia Cabrera por encostamento. Na semifinal, Yanan venceu por superioridade técnica (11 a 4) sobre a canadense Jasmine Mian. Na final, Yanan tentava aplicar um encostamento na russa Valentina Islamova e acabou machucando o braço direito da adversária, que não conseguiu continuar na luta. Yanan foi declarada vencedora. Nas disputas pelo bronze, Susana Santos consolidou sua posição de titular da seleção brasileira vencendo Kamila Barbosa por 6 a 0, e na disputa pelo bronze, Tânia Costa, por 7 a 1 . O outro bronze ficou com a canadense Jasmine Mian, que venceu a japonesa Ito Shiori por superioridade técnica (11 a 0) e na disputa do bronze venceu por encostamento a argentina Claudia Cabrera.

1 º lugar – Sun Yanan (CHN)
2º lugar – Valentina Ismalova (RUS)
3º lugar – Susana Santos (BRA)
3º lugar – Jasmine Mian (CAN)
5º lugar – Tania Costa (BRA)
5º lugar – Claudia Cabrera (ARG)
7º lugar – Kamila Barbosa (BRA)
8º lugar – Ito Shiori (JPN)

Categoria até 58kg
Uma das estrelas da competição, Joice Silva, machucou o joelho em sua segunda luta e não conseguiu avançar na competição. A japonesa Sakano Yui aproveitou-se da lesão de Joice, venceu a brasileira e abriu o caminho para ouro. Na semifinal, Yui venceu por encostamento a húngara Ramona Galambos. Já na final, Sakano Yui venceu por 4 a 1 a chinesa Li Qian. A brasileira Josimara Julio disputou o bronze contra a canadense Michele Fazzari. Fazzari venceu por superioridade técnica (10 a 0) e ficou com um dos terceiros lugares. O outro bronze foi para a russa Liubov Ovcharova que venceu por superioridade técnica a húngara Ramona Galmabós.

1º lugar – Sakano Yui (JPN)
2º lugar – Li Qian (CHN)
3º lugar – Michelle Fazzari (CAN)
3º lugar – Liubov Ovcharova (RUS)
5º lugar – Josimara Julio (BRA)
5º lugar – Ramona Galambos (HUN)
7º lugar – Juliene Areixas (BRA)
8º lugar – Karoline Santana (BRA)
9º lugar – Mayara Graciano (BRA)
10º lugar – Gracyenne Leite (BRA)
11º lugar – Munique Calazans (BRA)
Joice Silva* forçada a deixar a competição lesionada

Categoria até 69kg

Natalia Vorobieva, campeã olímpica em Londres 2012 e mundial em 2015, viu o favoritismo desaparecer ainda na primeira luta. Vorobieva vencia a canadense Dorothy Yeats por 5 a 3 quando levou a virada a poucos segundos do fim, perdendo por 7 a 5. Dorothy superou a brasileira Gilda Oliveira por encostamento e só parou na chinesa Zhou Feng, prata na última edição do Campeonato Mundial 2015. Na final, Feng venceu por 11 a 4 Yeats e garantiu a segunda medalha de ouro para a China no torneio. Um dos bronzes ficou com a norte-americana Tamyra Mensah e o outro com a russa Natalia Vorobieva que se recuperou e venceu por encostamento a brasileira Gilda Oliveira.

1º lugar – Zhou Feng (CHN)
2º lugar – Dorothy Yeats (CAN)
3º lugar – Tamyra Mensah (USA)
3º lugar – Natalia Vorobieva (RUS)
5º lugar – Gilda Oliveira (BRA)
6º lugar – Camila Fama (BRA)
6º lugar – Fabiana Alcântara (BRA)