Semana Olímpica 2010 chega ao Rio

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará as comemorações da Semana Olímpica 2010 a seis cidades brasileiras. Entre os meses de junho e agosto, Aracajú (SE), Belém (PA), Natal (RN), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e São José do Rio Preto (SP) integrarão a programação de atividades para celebrar a Semana Olímpica, com palestras, seminários, apresentações culturais e clínicas, entre outras ações desenvolvidas pelo COB. A realização da Semana Olímpica integra as comemorações pelo Dia Olímpico, em 23 de junho, dia em que se celebra o aniversário de fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI).
“A realização da Semana Olímpica é uma forma de celebrar todo o bem estar que o esporte nos proporciona. É importante propagarmos o teor educacional do esporte, seu poder de integrar, incluir e mobilizar as pessoas a partir da prática e dos valores do esporte. O Ideal Olímpico está diretamente ligado aos valores éticos do homem em prol de uma sociedade mais justa e solidária”, define Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.

No Rio de janeiro, a Semana Olímpica acontece no Parque aquático Maria Lenk e terá palestras, recreação e apresentações de várias modalidades entre elas: esgrima, handebol/basquete, hóquei sobre grama, ginástica artística e rítmica e lutas. Representando a Luta Olímpica Nacional estão os dois técnicos cubanos Pedro García e Angel Aldama, além do atleta Daniel Malvino, que estão ministrando aulas da modalidade aos participantes do evento. “Está sendo bem legal participar da Semana Olímpica, formamos turmas com as crianças que vêm visitar e mostramos a elas um pouco da modalidade”, explica Daniel.

O “Dia Olímpico” foi celebrado pela primeira vez em 1948, no dia 23 de junho, data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Cubertin, em 1894. No Brasil, a data coincide com o Dia Nacional do Esporte. “A Semana Olímpica funciona como um justo prolongamento das comemorações em torno do Dia Olímpico”, completa Nuzman.