Seletivas para os Jogos Escolares: Santa Catarina

Os Jogos Escolares começam neste fim de semana em Blumenau e a série de entrevistas sobre as seletivas escolares chega ao estado sede do torneio Santa Catarina. A Federação Catarinense é presidida por Talita Giongo que pretende utilizar a recepção dos Jogos como propulsor da modalidade no estado. Além da procura por novos talentos observados na seletiva estadual realizada há dois meses, Talita vai aproveitar a realização da competição para capacitar novos treinadores e fomentar ainda mais a modalidade no estado.

“A seletiva para os Jogos ocorreram em setembro na cidade de Blumenau. Tivemos seis cidades participantes com quase 90 crianças inscritas. Vamos fazer um curso de treinadores durante os Jogos e um terço dos inscritos são ali da região. Sem a visibilidade dos jogos não teríamos o mesmo interesse no curso”, explica Talita.

Presidente desde o ano passado, Talita vem trabalhando para expandir a modalidade no estado. Tubarão e Blumenau já possuem núcleos da modalidade em Santa Catarina. O processo cresce gradativamente e a presidente quer voltar as atenções justamente para o trabalho com as categorias de base. Além do lado esportivo, o objetivo é melhorar e ensinar aos jovens lutadores a trilhar um caminho do bem.

“Meu trabalho no estado é bem recente, pequeno porém crescendo de forma constante e descentralizada. As categorias de base são as que estão recebendo maior atenção, pois acreditamos num maior potencial de desenvolver atletas e cidadãos melhores nesta faixa etária. Acredito que já nesses Jogos temos atletas capazes de conquistar medalhas como Thiago Paz, Felipe Souto, Alan Santos, Carlos Amaral e Mariana Souza”, projetou Talita.

Única mulher ocupando o cargo de presidente nas 26 federações estaduais atualmente, Talita afirma não sofrer nenhuma tipo de descrédito ou preconceito, pelo contrário. Com uma política de debates em busca das melhores soluções, a mandatária contagia atletas e técnicos do esporte de luta mais antigo da humanidade.

“Procuro ouvir e sanar as necessidades do meus treinadores e atletas, democratizo as decisões e tendo sempre direcionar nossos trabalhos pelo benefício da maioria. E acho que por causa dessa minha postura, recebo poucos questionamentos de gênero”, encerrou Talita.

O wrestling estreou nos Jogos Escolares em 2012. As competições são disputadas nos três estilos olímpicos da modalidade. Há dois torneios: o individual em cada uma das três categorias de peso, nos dois gêneros, e o por equipe. As categorias são dividas da seguinte forma: Peso Leve (LE), Peso Médio (ME) e Peso Pesado (PE).

Clique para conferir como foram as seletivas nos seguintes estados:

Piauí
Maranhão
Sergipe
Distrito Federal
Pernambuco
Amazonas