Seletiva para os Jogos Escolares 2019: Distrito Federal

A seletivas escolares seguem a todo vapor e algumas equipes largaram na frente na formação da equipe. O Distrito Federal é uma delas. A seletiva foi realizada no mês de setembro em dois dias. No dia 28 aconteceu o festival infantil e as seletivas do estilo greco-romano. No dia seguinte, as promessas do wrestling feminino e do estilo livre entraram em ação. A realização do torneio em dois dias aconteceu em virtude do grande número de lutadores, como explica Rodrigo Virmond, responsável pelos Jogos Escolares do Distrito Federal:

“Contamos com a participação de mais de 200 atletas escolares da rede pública e particular de ensino, totalizando mais de 160 lutas. No total, 12 atletas vão representar a equipe brasiliense que representará o Distrito Federal nos Jogos Escolares, em Blumenau, Santa Catarina”, frisou Rodrigo.

O Distrito Federal este ano teve uma campeã pan-americana júnior, Ana França no wrestling feminino, e o trabalho da base vem cada vez mais se consolidando no local. Iniciado há sete anos, a modalidade atinge cada vez mais crianças e segue em processo de expansão. Segundo Virmond, o número de crianças praticando em escolas só cresce.

“Atualmente temos mais de 2.000 alunos de Wrestling no Distrito Federal. Todos os atletas estão em idade escolar de 5 aos 17 anos. O trabalho começou em 2012 com uma escola e hoje estamos em mais de 10 unidades escolares. Vamos lutar por medalhas em Blumenau com certeza” comemora Rodrigo.

O wrestling estreou nos Jogos Escolares em 2012. As competições são disputadas nos três estilos olímpicos da modalidade. Há dois torneios: o individual em cada uma das três categorias de peso, nos dois gêneros, e o por equipe. As categorias são dividas da seguinte forma: Peso Leve (LE), Peso Médio (ME) e Peso Pesado (PE).

Clique para conferir como foram as seletivas nos seguintes estados:

Piauí
Maranhão
Sergipe