Atletas vão competir por vagas em Rosário 2022 (Arquivo/CBW)

Seletiva para Jogos Sul-Americanos da Juventude abre calendário nacional em 2022

A Seletiva Nacional para os Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosário abre oficialmente o calendário nacional do Wrestling brasileiro em 2022. Os principais lutadores de 15 a 17 anos competem a partir das 9h, no ginásio do 12º Batalhão da Polícia Militar, em Niterói-RJ. Apenas os campeões de cada categoria de peso garantem vaga nos Jogos de Rosário. No total, 15 vagas serão distribuídas nos três estilos olímpicos da modalidade: cinco no estilo greco-romano, cinco no estilo livre feminino e cinco no estilo livre masculino. Todos os participantes tiveram que regularizar ou tirar o passaporte antes do torneio, item obrigatório no ato da inscrição, que pela primeira vez realizada foi em uma plataforma online criada exclusivamente para a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).

“Esse é o principal evento para esta categoria de idade no Brasil neste ano e já é um marco para história da modalidade. Pela primeira vez, a Confederação Brasileira de Wrestling realizou inscrições em um sistema informatizado, onde atletas, treinadores e árbitros puderam se inscrever diretamente, o que vai nos permitir ter um cadastro de todos em nosso banco de dados. Vamos passar a ter as chaves e o cronograma das lutas com antecedência. Tenho certeza que será um ótimo evento”, explicou Flavio Cabral Neves, presidente da CBW.

A CBW volta a adotar em suas competições o sistema de lutas da United World Wrestling (UWW), entidade máxima do esporte do planeta.  O número de atletas na categoria de peso vai determinar o chaveamento: olímpico, divisão dos atletas em grupo ou sistema todos contra todos. Durante 2021, o sistema de disputas adotado foi o de eliminatória simples. Além dos 15 atletas, a delegação em Rosário terá mais dois treinadores que serão escolhidos depois da definição dos lutadores e um chefe de equipe. Este já escolhido, Angelo Moreira, ex-atleta da equipe brasileira do estilo greco-romano.
“Pretendo passar a experiência adquirida nos últimos 13 anos de Seleção Brasileira viajando e representando o Brasil por vários países do mundo. Por ser uma delegação composta toda por jovens é necessário ter uma atenção especial com as equipes de base”, afirmou Angelo, que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019 e encerrou a carreira em 2021.

Confira a programação da Seletiva:

7h: Pesagem de todas as  categorias do estilo livre masculino (45kg,51kg,60kg,71kg e 92kg)

9h: Início dos combates do estilo livre masculino (Previsão de duração 2h30)
Tapete 1: 45kg, 51kg e 71kg
Tapete 2: 60kg e 92kg

10h30: Pesagem de todas as categorias do estilo livre feminino (43kg,49kg,57kg,65kg,73kg) e greco-romano (48kg,55kg,65kg,80kg e 110kg)

12h30: Início dos combates nos estilos livre feminino e greco-romano (Previsão de duração 4h)
Tapete 1: 48kg, 55kg, 65kg,80kg e 110kg (estilo greco-romano) 43kg e 73kg (estilo livre feminino)
Tapete 2: 49kg, 57kg e 67kg