Seletiva olímpica: Marat Garipov até 60kg

O wrestling brasileiro disputa a partir desta sexta-feira, em Ottawa, Canadá, a Seletiva Pan-americana para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Marat Garipov do estilo greco-romano até 60kg é o primeiro representante nacional no torneio. Marat é natural do Cazaquistão e ao fim dos Jogos Londres decidiu vir para o Brasil com uma mochila nas costas e um sonho: representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O sonho de Garipov teve que ser adiado. Para poder representar um novo país, o atleta deve ficar quatro anos sem representar seu país e depois concluir o processo de naturalização. Os documentos não ficaram prontos até o pré-olímpico de 2016 e o lutador sequer teve a chance de disputar a seletiva. Em 2017, Garipov obteve enfim a naturalização brasileira e pôde enfim seguir em busca do sonho.

Neste ciclo, o grequista faturou duas medalhas em torneios internacionais: a prata no Grand Prix de Zagreb, na Croácia, em 2018, foi a primeira vez que o atleta subiu ao pódio pelo Brasil. Em seguida, Garipov conquistou a medalha de bronze no Pan-americano de Wrestling 2018 e no Thor Masters 2019, torneio realizado na Dinamarca.

Para realizar o sonho de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, Marat Garipov precisa terminar entre s dois melhores atletas da categoria até 60kg do estilo greco-romano. O atleta entra em ação nesta sexta-feira, 13/3, às 12h30, horário de Brasília. É possível acompanhar e torcer ao vivo ao clicar em https://unitedworldwrestling.org/event/pan-american-og-qualifier.