Seletiva olímpica: Joilson Júnior até 67kg
Mesmo com a pouca idade, 21 anos, Joilson Júnior se firmou como um dos principais atletas brasileiros do estilo greco-romano. Entre o início em uma escola pública, Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, em Niterói, Rio de Janeiro, e a possibilidade real de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio foram apenas 7 anos. Joilson chamou atenção ao conquistar a medalha de bronze no Pan-americano Júnior 2015,em Havana, Cuba, com apenas 16 anos. Em seguida, passou a fazer parte do programa Vivência Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil e participou da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Com o estilo de sempre andar em direção e pressionar o oponente, Joilson conquistou o tricampeonato Pan-americano Júnior em 2017, 2018 e 2019. O atleta assumiu a titularidade da categoria até 67kg em 2016, mas a inexperiência pesou e o lutador terminou em oitavo lugar. Um ciclo depois, Joilson fincou bandeira na categoria com quatro medalhas em pan-americanos (2017 a 2020) já na faixa etária sênior (adulta). Ao lado de Joilson Júnior, quase sempre, o campeão olímpico Ismael Borrero e do norte-americano Ellys Coleman.
Como Borrero já está classificado para os Jogos Olímpicos por ter vencido o Campeonato Mundial 2019, o lutador brasileiro e Coleman são apontados como favoritos. Porém, como apenas Coleman é cabeça de chave, um encontro prematuro entre os dois não está descartado. No último confronto entre os dois, Joilson venceu o norte-americano nos Jogos Mundiais Militares em Wuhan. O outro cabeça de chave no torneio é venezuelano Anthony Puentes. O mexicano Manuel Salcedo é outro que aparece entre os favoritos a um posto em Tóquio.
Joilson Júnior entra em ação nesta sexta-feira, 13/2, às 12h30, horário de Brasília, para assistir e torcer ao vivo. https://unitedworldwrestling.org/event/pan-american-og-qualifier