Seleção CAIXA De Luta Olímpica disputa Pan da modalidade no Chile neste fim de semana
Luta Olímpica nacional disputa Pan da modalidade no Chile neste fim de semana
22 atletas representam o país nas categorias olímpicas e não olímpicas e lutam em busca das últimas vagas para os Jogos Pan-americanos 2015
A seleção CAIXA de Luta Olímpica disputa a partir desta sexta-feira (24/04) o Pan-americano Sênior 2015 da modalidade, no ginásio do Centro Esportivo Olímpico, em Santiago, no Chile. A competição é a última chance de garantir vaga nos Jogos Pan-americanos de Toronto no Canadá. Apenas as 18 categorias olímpicas darão vaga nos Jogos Pan-americanos em julho. Cada categoria olímpica já possui três países classificados. Para ir aos Jogos, os brasileiros que ainda não possuem a vaga, precisam terminar o Pan do Chile entre os quatro primeiros lugares não classificados em suas respectivas categorias. Os canadenses possuem vaga garantida por sediarem os Jogos. Gilda Oliveira, da categoria até 69kg e Aline Silva, até 75kg, são as únicas atletas já garantidas no Canadá. A equipe brasileira ainda compete em cinco categorias não olímpicas.
“É a nossa competição mais importante do ano até aqui. Todos treinaram muito forte para chegar bem e garantir a vaga nos Jogos Pan-americanos. Mas não adianta pensarmos em Toronto, antes de conseguirmos a classificação no Chile. Quem subir ao pódio estará classificado e o objetivo dos três estilos, livre, greco-romano e luta feminina será esse”, explicou Joice Silva, bronze nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara em 2011.
Os homens do estilo greco-romano tiveram uma baixa de última hora. O armênio Eduard Soghomonyan não poderá representar o país no torneio. A Confederação Pan-americana de Lutas Associadas (CPLA) informou que adotará as diretrizes utilizadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), ou seja, o atleta só poderia participar caso estivesse com o processo de naturalização totalmente concluído. Embora já tenha o passaporte esportivo, Eduard ainda não finalizou o processo de naturalização e não poderá lutar.
“Por se tratar de uma competição classificatória para os Jogos Pan-americanos, a Confederação Pan-americana de Lutas Associadas (CPLA) decidiu seguir a recomendação do Comitê Olímpico Internacional (COI) e só aceitar a participação de atletas que tenham seu processo de naturalização concluído. Como o caso de Eduard ainda tramita na Justiça brasileira não poderemos contar com ele nessa competição. Caso a naturalização não esteja concluída, o mesmo deve acontecer no Campeonato Mundial, em setembro, que dará vaga nos Jogos Olímpicos”, explicou Roberto Leitão, Superintendente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas.
As lutas começam às 10h com as eliminatórias e as finais às 18h, horário de Brasília.
Estilo greco-romano: sexta-feira (24/04)
Diego Romanelli até 59kg
Kenedy Pedrosa até 66kg
Gil Leon até 70kg*
Ângelo Moreira até 75kg
Ronisson Brandão até 85kg
Davi Albino até 98kg
Luta Feminina: sábado (25/04)
Kamila Barbosa até 48kg
Giullia Penalber até 53kg
Camila Fama até 55kg*
Joice Silva até 58kg
Mayara Gracyano até 60kg*
Lais Nunes até 63kg
Gilda Oliveira até 69kg
Aline Silva até 75kg
Estilo Livre: domingo (26/04)
Uziel Correia até 57kg
Filipe Esteves até 61kg*
Waldeci Silva até 65kg
Lincoln Messias até 70kg*
Pedro Rocha até 74kg
Adrian Jaoude até 86kg
Juan Bittencourt até 97kg
Hugo Cunha até 125kg
* Categorias não olímpicas que não valem vaga para os Jogos Pan-americanos de Toronto 2015
Fotos:
Diego Romanelli
Joice Silva
Adrian Jaoude
Crédito das fotos: Renato Sette/CBLA)