Mundial de Wrestling começou na madrugada deste sábado (UWW)

Sargis não avança e termina em 15º no primeiro dia do Mundial de Wrestling 2019

O wrestling brasileiro estreou na madrugada deste sábado no Campeonato Mundial de Wrestling 2019, em Nur Sultan, Cazaquistão. O lutador da categoria até 55kg do estilo greco-romano, Sargis Khachatryan, não avançou em sua chave e ficou fora da disputa por medalhas entre os grequistas. A equipe nacional volta ao tapete de lutas de domingo para segunda, às 2h, com Marat Garipov, oriundo do Cazaquistão e naturalizado brasileiro. Além dele, Kamila Barbosa até 50kg, Giullia Penalber até 57kg, Lais Nunes até 62kg e Aline Silva até 76kg também lutam o Mundial.

O armênio de nascimento que possui o passaporte esportivo para representar o Brasil em torneios internacionais ainda não teve o processo de naturalização totalmente concluído. Por isso, Sargis compete em divisões não olímpicas já que sua classificação para os Jogos Olímpicos não seria válido no momento. No Mundial 2019, o lutador nacional enfrentou o sul-coreano Hyeokjin Jeon. O asiático abriu 4 a 0 ainda no primeiro round, mas Sargis conseguiu passar para as costas do oponente e diminuir a desvantagem para 4 a 2, antes do fim do período.

Na round final, Sargis buscou virar o placar, mas Jeon se defendeu bem e conseguiu evitar o par terre ao buscar o clinche a todo momento. No fim, 4 a 2 para Jeon sobre Sargis. Como o sul-coreano foi superado na rodada seguinte pelo japonês Shota Ogawa, Sargis não pôde voltar para repescagem e terminou o campeonato na 15º colocação. O medalhista de ouro na categoria foi o georgiano Nugzari Tsurtsumia que calou o estádio ao vencer o cazaque Khorlan Zhakansha na final por superioridade técnica (9 a 0). Os bronzes ficaram com Shota Ogawa que ganhou por 11 a 2 do chinês Liguo Cao e com Eldaniz Azizli do Azerbaijão que venceu por 9 a 0 o norte-americano Max Emiliano.