Saori Yoshida conquista 13º título mundial no primeiro dia do estilo livre feminino em Vegas
O terceiro dia do Campeonato Mundial de Wrestling 2015, em Las Vegas, Estados Unidos, marcou o fim das disputas do estilo greco-romano e o início das disputas do estilo livre feminino. A tricampeã olímpica, Saori Yoshida, teve dificuldades, mas conseguiu levantar o décimo terceiro título mundial da carreira. Como nos três anos anteriores, a adversária da final foi a sueca Sofia Mattsson. Saori, 32 anos venceu por 2 a 1 e fez valer os dez anos a mais de experiência sobre a Mattson, de 25 anos. Nas outras categorias do dia, as favoritas também não decepcionaram. Na divisão até 48kg, Eri Tosaka chegou ao tricampeonato mundial e parece precisar apenas de tempo para alcançar a compatriota Saori. Na final, Tosaka venceu por 3 a 2 Maria Stadnyk do Azerbaijão. Já na categoria até 69kg, a russa Natalya Vorobieva conquistou um título inédito. Na decisão, Vorobieva venceu por encostamento a chinesa Feng Zhou e depois de um bronze em 2014 e uma prata em 2013, enfim chegou ao lugar mais alto do pódio. Para completar o dia, Zahan Beleniuk da Ucrânia ficou com o ouro na categoria até 85kg do estilo greco-romano, última do estilo disputada no Mundial 2015. Beleniuk, bronze em 2014 venceu por 6 a 0 o uzbeque Rustam Assakalov.
A equipe brasileira foi representada por quatro atletas. Kamila Barbosa, at´48kg, única estreante em mundiais, acabou superada pela ucraniana Natalya Pulkovska por encostamento. Na sequência foi a vez de Gilda Oliveira lutar na categoria até 60kg contra Dayanara Rivera de Porto Rico. Em combate bastante estudado, Rivera conseguiu contragolpear duas vezes e passar para as costas de Gilda, abrindo 4 a0 no marcador. No segundo round, Gilda voltou melhor, diminuiu a diferença, mas a rival conseguiu conter as investidas da brasileira e vencer a luta por 7 a 3. Giullia Penalber na categoria até 53kg não conseguiu resistir ao volume de luta da ucraniana Lilya Horishna e foi encostada no segundo round. Ronisson Santiago fechou a participação do estilo greco-romano e logo ma estreia enfrentou um dos favoritos ao título na categoria até 85kg, Saman Tahmasebi, do Azerbaijão. Saman venceu por superiorida técnica( 8 a 0) e só parou nas semifinais, a uma luta de repescar o brasileiro. Saman acabou com a medalha de bronze e garantiu o país nos Jogos Olímpicos do Rio.
Nesta quinta-feira, quarto do dia do Mundial, o Brasil volta ao tapete de lutas com três atletas no estilo livre feminino e um no estilo livre masculino. A campeã dos Jogos Pan-americanos, Joice Silva, estreia na categoria até 58kg contra a equatoriana Lissete Antes Castillo. Em seguida, é a vez de Lais Nunes, bronze no Grand Prix de Paris, lutar contra Anastasia Grigorjeva, da Letônia, na categoria até 63kg. A vice-campeã mundial, Aline Silva, inicia a caminhada rumo a vaga olímpica contra a cubana Lisset Echevarria na categoria mais pesada do estilo livre feminino até 75kg. Já Waldeci Silva faz sua primeira luta na categoria até 65kg do estilo livre masculino contra o colombiano Hernan Ipuz. As eliminatórias começam às 14h, horário de Brasília e as finais às 22h30 com transmissão ao vivo do canal por assinatura SPORTV 3.
Confira os países que garantiram vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016:
Estilo greco-romano até 85kg
1º- Zhan Belenyuk (UKR)
2º- Rustam Assakalov (UZB)
3º- Habibollah Akhlaghi (IRI)
3º- Saman Tahmasebi (AZE)
5º- Rami Hietaniemi (FIN)
5º- Victor Lorincz (HUN)
Estilo livre feminino até 48 kg
1º- Eri Tosaka (JPN)
2º- Maria Stadnyk (AZE)
3º- Jessica Blaska (NED)
3º- Genevieve Morrison (CAN)
5º- LiHui (CHN)
5º- Valentina Islamova (RUS)
Categoria até 53kg
1º- Saori Yoshida (JPN)
2º- Sofia Mattsson (SWE)
3º- Jong Myong-Suk (PRK)
3º- Odunayo Folasade Adekuoroye (NGR)
5º- Anzhela Dorogan(AZE)
5º- Zhong Xuechun (CHN)
Categoria até 69kg
1º- Natalya Vorobieva (RUS)
2º- ZhouFeng (CHN)
3º- Sara Dosho (JPN)
3º- Aline Fochem (GER)
5º- Nasanburmaa Ochirbat (MGL)
5º- Jenny Fransson (SWE)