Saiba como foram definidas as vagas para seletiva pan-americana dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018
O Campeonato Brasileiro Cadete 2018 disputado neste domingo (25/03), no ginásio do Caio Martins, em Niterói, região metropolitana do Rio, não consagrou apenas os campeões nacionais. Em 15 categorias, cinco em cada um dos três estilos do wrestling, ficaram definidas as vagas para a seletiva pan-americana par os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, a ser disputada na Guatemala de 25 a 27 de maio. Os líderes do ranking da Juventude bastavam conquistar o título, caso houvesse um vencedor diferente e o líder do ranking estivesse no torneio, uma seletiva em melhor de três seria Confira como cada atleta confirmou ou conquistou a vaga.
Estilo greco-romano:
Na categoria até 45kg, o líder do ranking era Daniel Ferreira do Mato Grosso. No entanto, Daniel não participou e a vaga ficou com o campeão nacional de 2018 Kauã Menezes do Rio de Janeiro. Nas outras categorias do estilo os líderes do ranking confirmaram o favoritismo. O paraibano Gemerson dos Santos conquistou o título e a vaga na seletiva pan-americana da categoria até 51kg. O mesmo foi repetido pela dupla do mato-grosso Guilherme Porto e Igor Queiroz, até 60kg e até 92kg, respectivamente. O carioca Gabriel Teles fechou o grupo de grequistas com o título na categoria até 72kg.
Wrestling Feminino:
No Wrestling feminino as paulistas levaram as cinco categorias olímpicas. Heloísa Martinez levou na categoria até 43kg, Letícia Pimenta até 49kg, Thaissa Ribeiro até 65kg e Ruth Santos até 73kg. A categoria mais disputada foi até 57kg. A amazonense Diana Lira venceu o Brasileiro obrigou a líder do ranking Julia Oliveira a disputar a seletiva. Na melhor de três, melhor para Julia que ficou com a vitória por 2 a 1 e a vaga na seletiva pan-americana.
Estilo livre:
O estilo livre apresentou várias mudanças dos classificados para os líderes do ranking. O único a confirmar a liderança com o título foi Lucas Ibernon da Silva na categoria até 80kg. Na categoria até 48kg, Guilherme Silva chegou com líder do ranking, mas viu Helisson Bresson Queiroz, ganhar o Brasileiro a melhor de três (2 x 1). Os amazonenses ainda repetiriam o feito em duas categorias. Bryan Pereira levou a melhor na seletiva contra Nathan Costa do Rio de Janeiro na divisão até 55kg. Já Elivaldo Costa fez 2 x 0 na melhor de três contra Pedro da Silva, do Mato Grosso do Sul, e levou a terceira vaga do estilo para o Amazonas. A última vaga ficou com João Victor Gomes do Rio de Janeiro na categoria até 110kg.
Veja a lista de atletas que conquistaram vaga para a seletiva Pan-americana.
Estilo greco-romano:
Kauã Menezes (RJ) até 45kg
Gemerson dos Santos (PB) até 51kg
Guilherme Porto (MT) até 60kg
Gabriel Teles (RJ) até 71kg
Igor Queiroz (MT) até 92kg
Wrestling Feminino:
Heloísa Martinez (SP) até 43kg
Letícia Pimenta (SP) até 49kg
Julia Oliveira (SP) até 57kg
Thaissa Ribeiro (SP) até 65kg
Ruth Santos (SP) até 73kg
Estilo Livre:
Helisson Bresson Queiroz (AM) até 48kg
Bryan Pereira (AM) até 55kg
Elivaldo Costa (AM) até 65kg
Lucas Ibernon da Silva (SP) até 80kg
João Victor Gomes (RJ) até 110kg