Sadulaev e Akgul confirmam favoritismo e conquistam ouro nos Jogos do Rio

Em uma edição dos Jogos Olímpicos marcada por surpresas e resultados inesperados com quedas de invencibilidade e favoritos sequer disputando medalhas, dois atletas fizeram valer o favoritismo no penúltimo dia do estilo livre masculino disputado na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico, Barra da Tijuca. O russo Abdulrashid Sadulaev na categoria até 86kg e o turco Taha Akgul até 125kg conquistaram a medalha de ouro em suas respectivas categorias e não deram chances para os rivais.

A estreia de Sadulaev foi com uma vitória por superioridade técnica (10 a 0) sobre o húngaro Istvan Vereb. Nas quartas contra o venezuelano Pedro Fuentes mais um triunfo do russo sem sofrer pontos, desta vez por 5 a 0. Na semifinal, contra o azerbe Sharif Sharifov 8 a 1 para Sadulaev, mas uma luta ainda o separava  da medalha de ouro. A reedição da final do Mundial 2015 contra o turco Samir Yasar. Mais uma apresentação incontestável de Sadulaev e ouro para Rússia com 5 a 0. O russo saiu da competição com apenas um ponto sofrido. Os bronzes ficaram com Jaden Cox do Estados Unidos e Sharif Sharov do Azerbaijão.

Já na categoria até 125kg, Akgul sofreu apenas dois pontos. Em sua a primeira luta, o turco venceu Chuluunbat Jargalsaikhan da Mongólia por superioridade técnica (11 a o). Nas quartas, Akgul repetiu o placar dessa vez sobre Ibrahim Saidau de Belarus. Na semifinal, mais uma vitória do bicampeão mundial sem sustos contra o armênio Levan Berianidze, 8 a 1, e apenas um ponto cedido. Na grande final, Akgul esperava reencontrar o azerbe Jamaladin Magomedov, no entanto o atleta do Azerbaijão caiu em sua primeira luta. A final foi contra o iraniano Komeil Ghasemi. A luta truncada terminou em 3 a 1 para Akgul, em um dia em que a zebra passou longe dos campeões mundiais.