Russos e turcos se destacam no primeiro dia do Mundial de Luta Olímpica
A Rússia mostrou toda sua força e tradição no primeiro dia de competições do Campeonato Mundial de Luta Olímpica 2014, em Tashkent, Uzbequistão. Nas quatro categorias em disputa, 57kg, 70kg, 86kg e 125kg, os russos faturaram medalhas em três delas, sendo duas de ouro e uma de bronze. Os turcos também somaram três medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e outra de bronze. O Brasil estreou nos tapetes uzbeques com Adrian Jaoude, no estilo livre até 86kg. O brasileiro encarou um forte adversário logo na primeira luta, Askari Mohammadian, do Irã, e não conseguiu avançar às finais. O iraniano terminou a competição com a medalha de bronze. Confira o resultado de cada categoria.
Categoria até 57kg
Na categoria até 57kg, o norte-coreano Kyong Yang faturou a medalha de ouro ao bater o líder do ranking mundial Vladimir Khinchegashvil da Geórgia por 5 a 3. Os bronzes ficaram com Uladzislau Andreyeu da Bielorússia, após vitória no desempate contra Bekhbayar Erdenebat da Mongólia, e também com o iraniano Hassan Harimi que superou a promessa japonesa Yuki Takahashi por 7 a 4.
Categoria até 70kg
Na única categoria não olímpica disputada no primeiro dia do mundial, o uzbeque Bekzod Abdurakhmonov contou com o apoio da torcida para fazer 7 a 3 sobre Zalimkhan Yusupov do Tajiquistão e faturar a medalha de bronze. Na sequência foi a vez do bielorrusso Ali Shabanau vencer o canadense Cleopas Ncube por superiodade técnica (13 a 1) e faturar o outro bronze. Na disputa pelo ouro, o russo Khetik Tsabolov precisou de apenas 1 minuto e 40 segundos para derrotar o turco Yakup Gor, também por superioridade técnica (10 a 0) e garantir a primeira medalha para os russos.
Categoria até 86kg
Na categoria disputada por Adrian Jaoude, o algoz do brasileiro, Askari Mohammadian protagonizou um fato inusitado na luta pela medalha de bronze. O iraniano vencia por 9 a 2 o azerbaijano Gamzat Osmanov. Após aplicar outro golpe e colocar 11 a 2 no placar, Mohammadian comemorou. No entanto, a vitória por superioridade técnica no estilo livre acontece quando há diferença de dez pontos entre os competidores. Com 9 pontos de vantagem, Mohammadian teve que esperar o fim do segundo round para comemorar sua medalha de bronze. O outro bronze ficou com o turco Selim Yassar que fez 5 a 2 no cazaque Aslan Kakhidze. Na disputa pelo ouro, os dois primeiros colocados do ranking mundial se enfrentaram. O russo Abdulrashid Sadulaev mesclou agilidade, técnica e força para fazer 10 a 0 e derrotar ainda no primeiro round o cubano Reineris Salas, confirmando o favoritismo e a liderança da categoria.
Categoria até 125kg
Logo na primeira disputa por medalhas da categoria, o russo Khadzhimurat Gatcalov aplicou um contra-ataque certeiro sobre o ucraniano Oleksandr Khotsianivski e conquistou a medalha de bronze com um encostamento em apenas 45 segundos de luta. A outra disputa pelo terceiro lugar foi bem mais acirrada. O americano Tervel Dlagnev abriu 2 a 0 sobre o bielorusso Alexei Shemarov, que chegou a diminuir a vantagem para 2 a 1, mas não conseguiu evitar a vitória do americano e a primeira medalha para os Estados Unidos. Na disputa pelo ouro, novo confronto entre os dois primeiros colocados no ranking mundial da categoria. O turco Taha Akgul, primeiro do ranking, fez 4 a 3 sobre o iraniano Komil Ghashemi e garantiu a primeira medalha de ouro da Turquia no Campeonato Mundial.
Confira os pódios do primeiro dia do Campeonato Mundial de Luta Olímpica 2014.
57kg
Ouro – Kyong Yang (PRK)
Prata – Vladimir Khinchegashvil (GEO)
Bronze – Uladzislau Andreyeu (BLR)
Bronze – Hassan Harimi (IRI)
70kg
Ouro – Khetik Tsabolov (RUS)
Prata – Yakup Gor (TUR)
Bronze – Bekzod Abdurakhmonov (UZB)
Bronze – Ali Shabanau (BLR)
86kg
Ouro – Abdulrashid Sadulaev (RUS)
Prata – Reineris Salas (CUB)
Bronze – Askari Mohammadian (IRI)
Bronze – Selim Yassar (TUR)
125kg
Ouro – Tana Akgul (TUR)
Prata – Komil Ghashemi (IRI)
Bronze – Khadzhimurat Gatcalov (RUS)
Bronze – Tervel Dlagnev (EUA)