Russos e americanos dominam último dia da Copa Brasil de Luta Olímpica 2014
O segundo dia de competições da Copa Brasil de Luta Olímpica 2014 disputado neste sábado no ginásio do Cefan, Zona Norte do Rio, repetiu o alto nível técnico apresentado na última sexta-feira. No estilo livre masculino, russos e americanos dominaram o estilo com quatro ouros cada. Os americanos conquistaram medalhas em todas as categorias do estilo livre que disputaram. O campeão mundial russo Khetik Tsabolov teve trabalho com os adversários, mas confirmou o favoritismo. Já nas quatro categorias restantes do estilo greco-romano – outras quatro ocorreram no primeiro dia –, os japoneses conquistaram dois ouros, mesmo número de ouros obtidos pela Suécia do medalhista olímpico Johan Euren.
A equipe brasileira teve como destaque Davi Albino, prata na categoria até 98kg, que levantou a torcida na final contra o sueco Fredrik Schoen, e Ronisson Brandão, prata na categoria até 85kg, também olímpica. No total, os brasileiros somaram 6 medalhas no segundo dia do estilo greco-romano. Já no estilo livre, o mais equilibrado do torneio, o Brasil conquistou dois bronzes com William Assy (até 65kg) e Rodrigo Falabella (até 61kg). O país terminou a competição com 28 medalhas.
“O nível técnico da competição foi muito alto e fico feliz com a prata. Mas não tem jeito, quando você chega a uma final sempre fica aquele gostinho de que poderia ir mais longe. Comecei bem, mas ele (Fedrik Shcoen) foi melhor e mereceu”, explicou Davi Albino, que obteve seu melhor resultado internacional do ano na competição.
Confira os destaques, categoria por categoria, da Copa Brasil de Luta Olímpica 2014.
ESTILO GRECO-ROMANO
Categoria até 80kg
O japonês Yuya Maeta superou dois brasileiros para ficar com o lugar mais alto do pódio. Ele foi seguido por Tassio Lima e Richard Moura, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Categoria até 85kg
O medalhista dos Jogos Sul-americanos, Ronisson Brandão, não conseguiu superar o japonês Masato Sumi e acabou ficando com a prata. Outro brasileiro, Wanderson Mendes, de apenas 20 anos, ficou com a medalha de bronze.
Categoria até 98kg
Uma das categorias mais emocionantes do dia teve como protagonistas o brasileiro Davi Albino e o sueco Fredrik Schoen. No início do combate, sob os gritos de “Davi! Davi!” o paulista partiu para cima do sueco para delírio do público. Além de neutralizar as investidas de Albino, Schoen somou pontos importantes forçando o brasileiro a sair da área de lutas. Davi tentou, de todas as formas, transpor a defesa do sueco, mas no fim o nórdico levou a melhor. O japonês Shori Maekawa e o chileno Carlos Garcia completaram o pódio.
Categoria até 130kg
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Johan Euren, confirmou o favoritismo derrotando seus quatro oponentes na categoria, entre eles o brasileiro Ramilo Paz, que ficou com o bronze.
ESTILO LIVRE
Categoria até 57kg
O americano Andrew Hochstrasser e o russo Khasankhuseyn Badrudinov fizeram uma das finais mais disputadas da competição. No fim, melhor para o americano que faturou o primeiro ouro da equipe no dia. Matt Mcdonough, também americano, ficou com um dos bronzes e Steven Takahashi do Canadá com o outro.
Categoria até 61kg
O brasileiro Rodrigo Falabella ficou com a medalha de bronze na categoria não olímpica. O ouro ficou com o russo Rustam Ampar e a prata com Yo Nakata. O bronze ficou com o americano Joe Mckenna.
Categoria até 65kg
A categoria até 65kg teve uma reeditou a final do campeonato brasileiro entre o amazonense Waldeci Silva e o paulista William Assy dessa vez valendo o bronze da Copa Brasil. O resultado foi o mesmo, mas dessa vez William venceu por superioridade técnica. A Rússia ficou com os dois primeiros lugares, Zaurbek Sidakov e Shiksaid Dzhalilov, ouro e prata, respectivamente. O japonês Kotaro Tanaka faturou a outra medalha de bronze.
Categoria até 70kg
Mais uma disputa de tirar o fôlego reunindo as tradicionais escolas russa e americana de wrestling. O estilo americano novamente prevaleceu sobre o russo e Kyle Ruschell superou Mulid Lampezhev. De quebra os americanos ainda faturaram outro terceiro lugar com a promessa Logan Massa. O japonês Ken Hosaka completou o pódio.
Categoria até 74kg
A categoria mais numerosa teve como atração o campeão mundial na categoria até 70kg Khetik Tsabolov. O russo regressou para sua antiga categoria e manteve o desempenho do mundial, mas não sem dificuldade. Nas quartas-de-finais, o brasileiro Pedro Rocha pontuou e obrigou o campeão a exibir seu vasto repertório de técnicas. Na final, o japonês Mao Okui conseguiu até estar na dianteira do placar, mas Tsabolov reverteu e venceu arrancando aplausos da torcida. Os bronzes ficaram com o russo Akhmed Varaev e com o americano Anthony Valencia.
Categoria até 86kg
Os russos voltaram a impressionar com Gadzhi Radzhabov, primeiro colocado que não deu chances aos oponentes. Um a um Radzhabov foi tirando-os do caminho e se aproximando da medalha de ouro. O último foi o canadense Jordan Steen que ficou com a medalha de prata. O peruano Pool Greyfo conquistou um dos bronzes, o outro ficou com Clayton Foster dos Estados Unidos.
Categoria até 97kg
Atrapalhado por fortes dores no joelho, o brasileiro Juan Bittencourt não conseguiu avançar em sua chave. Novamente americanos e russos dominaram a briga por medalhas. James Bergman superou Rasul Magomedov e celebrou a quarta vitória dos norte-americanos sobre os russos em finais do estilo livre da Copa Brasil 2014. Os bronzes ficaram com o russo Anzor Urishev e Dustin Kilgore dos Estados Unidos.
Categoria até 125kg
O americano Zach Rey sacramentou a vitória no confronto direto entre americanos e russos derrotando Islam Bakhmudkadiev. Outro russo, Kazbek Khubulov, fechou o pódio da categoria mais pesada do estilo livre masculino.