Rio Grande do Norte recebe o Campeonato Brasileiro CAIXA de Luta – Cadete 2015
Rio Grande do Norte recebe o Campeonato Brasileiro CAIXA de Luta – Cadete 2015
Em Baía Formosa-RN, promessas da Luta Olímpica nacional lutam no dia 06/06 em busca de uma vaga na equipe brasileira que disputa o Pan-americano, em julho, no México
Os principais atletas da Luta Olímpica nacional na categoria cadete (15 até 17 anos) lutam neste sábado (06/06), a partir das 9h, no Campeonato Brasileiro CAIXA de Luta – Cadete 2015, na bela cidade de Baía Formosa, município, a 98km de Natal, no Rio Grande do Norte. Com o número máximo de dois atletas por estado em cada categoria de peso, o torneio terá lutadores dos quatro cantos do país em trinta categorias de peso divididas nos três estilos da Luta Olímpica: estilo greco-romano, estilo livre masculino e luta feminina. Os campeões largam na frente para defender o Brasil no Pan-americano Cadete 2015, no México, mas não garantem a vaga. A equipe será escolhida pelos treinadores brasileiros. Pela primeira vez o estado do Rio Grande do Norte, um dos mais emergentes do país na modalidade, vai sediar evento de tal porte.
“É uma alegria muito grande pode receber o campeonato nacional, ainda mais em Baía Formosa, uma cidade praiana e com visual deslumbrante. Este ano, o Rio Grande do Norte foi campeão nacional júnior e vejo a realização desse torneio como reconhecimento do trabalho de todos os atletas e pessoas envolvidas com o esporte no estado”, explicou Carlos Alexandre Sobrinho, presidente da Federação de Luta Livre, Luta Olímpica e Submission do RN (FELLOS-RN).
Além do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Paraíba já confirmaram equipes completas nas 30 categorias, elevando o nível da competição que cresce a cada ano. Para o presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) – entidade que já iniciou o processo de mudança de nomenclatura para Confederação Brasileira de Wrestling – Pedro Gama Filho, levar uma competição nacional desse porte para o nordeste mostra a importância de levar o esporte para todas as regiões do país.
“Para a Luta Olímpica continuar em crescimento precisamos levar nossos principais torneios para fora dos grandes centros. O Rio Grande do Norte e o nordeste evoluíram bastante e nossa meta é seguir expandindo a modalidade para todas as regiões do país. A categoria cadete apresenta um número cada vez maior de participantes, alto nível técnico e desta vez não será diferente”, explica Pedro Gama Filho.
Confira a programação do Campeonato Brasileiro CAIXA de Luta – Cadete 2015:
Local: Ginásio José Galdino Alves, – Rua José Severino Marques, Baía Formosa -RN
Horário: 9h às 21h
Entrada: franca
Cronograma de lutas: Estilo greco-romano, estilo livre feminino e estilo livre