Rio Grande do Norte se firma como sede e pavimenta caminho para expandir wrestling no estado
Natal, capital Rio Grande do Norte, é a sede dos cinco torneios que vão encerrar o calendário nacional do wrestling em 2021, dias 18 e 19 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Nélio Dias. Além de se firmar como uma das principais sedes nacionais, o estado reconhecido por seu trabalho nas categorias de base, se prepara para expandir o alcance da modalidade para cidades vizinhas e vislumbra um futuro promissor para todos os potiguares.
“É uma gratidão enorme poder receber mais uma vez os principais atletas do país aqui no Rio Grande do Norte. Sinto que é um reconhecimento do trabalho realizado aqui e que Natal e o Rio Grande do Norte estão se tornando a capital do wrestling nacional. Natal e o estado estão localizados em um região privilegiada e estamos trabalhando para ter mais locais de prática e capacitar professores de wrestling no estado”, frisou Carlos Alexandre Sobrinho, presidente da Federação de Wrestling do Rio Grande do Norte.
Para poder viabilizar o projeto, Carlos Alexandre com apoio de políticos locais conseguiu aprovar um projeto de lei municipal que prevê a criação de projetos exclusivos para o wrestling em Natal. Na prática, escolas vão poder montar projetos e contratar professores para dar aula da modalidade. Com isso, Carlos pretende formar uma nova geração de atletas e trabalha para aprovar outro projeto, este dedicado para Instituições Federais.
“Conseguimos com apoio da vereadora Divaneide Basílio aprovar o projeto de lei que permite via educação ter projetos voltados para o wrestling. O objetivo é formar atletas “puro sangue”, ou seja, atletas que praticaram apenas wrestling e sem vícios e práticas de outras modalidade. Outro projeto com apoio da Deputada Federal, Natalia Bonavides, prevê a inclusão do Wrestling nas Instituições Federais, Escolas e Universidades”, explicou Carlos Alexandre.
Com apoio governamental garantido, Carlos Alexandre mira no aspecto esportivo. Depois da paralisação das atividades durante a fase aguda da pandemia, cidades dos estado buscam retomar os projetos. O objetivo é capacitar professores locais para que em breve mais municípios possam receber o wrestling. Natal, Barra de Maxaranguape e Macaíba já possuem locais de prática. Baía Formosa, Ceará Mirim, Macau e Parnamirim manifestaram o desejo de receber projetos.
“Acredito que a capacitação de professores nacionais vai elevar o nível do estado como um todo. Temos um trabalho voltado para base e em busca da massificação no estado e esse é o próximo objetivo. Agradeço o apoio da Prefeitura e do Governo local e esperamos nesta retomada do esporte nacional, levar o wrestling para mais locais do Rio Grande do Norte”, encerrou Carlos Alexandre Sobrinho.
Confira a programação dos torneios que encerram a temporada do wrestling nacional:
Copa Brasil de Wrestling
– Dia 18/12 – Sábado – 10h às 17h – (eliminatórias, semifinais e finais)
*Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete
Dia 18/12 – Sábado – 9h às 16h30 – (eliminatórias até às quartas de finais)
Dia 19/12 – Domingo – 9h às 16h30 – (semifinais e finais)
*Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior
Dia 18/12 – Sábado – 9h às 16h30 – (eliminatórias até às quartas de finais)
Dia 19/12 – Domingo – 9h às 16h30 – (semifinais e finais)
Campeonato Brasileiro Infantil
Dia 19/12 – Domingo – 9h às 16h30 – (eliminatórias e finais)
Campeonato Brasileiro Veteranos
Dia 19/12 – Domingo – 9h às 16h30 – (eliminatórias e finais)
*Os atletas dos Campeonatos Brasileiro Interclubes Cadete e Brasileiro Interclubes Júnior vão realizar a pesagem nos dois dias de competição.