Retrospectiva 2016: novembro
A retrospectiva chega ao mês de novembro, onde três competições tiveram destaque e uma medalha inédita corou o mês. De 10 a 14 de novembro, atletas de 15 a 17 anos disputaram os Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, Paraíba. Gilda Oliveira, melhor brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi a embaixadora da edição. Além de incentivar a prática do esporte com as crianças, Gilda participou de ações de preservação ambiental em praias locais e entregou medalhas aos jovens medalhistas. Na semana seguinte, o nordeste continuou sendo a região do wrestling com a Copa Natal.
O Brasil fez bonito também no Sul-americano Sênior. No total foram sete medalhas distribuídas entre os três estilos. Ronisson Brandão conquistou o bronze no estilo greco-romano até 85kg. Já Filipe Esteves e Lincoln Messias levaram prata nas categorias 57kg e 70kg, respectivamente. No estilo livre feminino foram mais quatro medalhas. Brenda Palheta até 58kg, Munique Camargo até 60kg e Keila Calaça até 75kg conquistaram a prata em suas divisões de peso. Já Dailane Gomes ficou com o terceiro lugar na categoria até 63kg.
A Copa Brasil Internacional encerrou o calendário de torneios e o Rio de Janeiro voltou a ser capital do wrestling depois dos Jogos Olímpicos. Equipes da Argentina, Chile e Guatemala participaram do torneio. Os brasileiros dominaram as principais categorias e foram campeões por equipe do torneio. A competição foi disputada no Jequiá Iate Clube e contou pontos para o ranking internacional da modalidade que reúne os 20 melhores atletas do mundo nas 24 categorias da faixa etária sênior.
Ainda em novembro, o Brasil atingiu mais um feito inédito. Pedro Rocha conquistou uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de Pahvalani wrestling categoria até 90kg. O Mundial foi disputado em Minsk, capital de Belarus, e reuniu os melhores atletas da modalidade. No Pahvalani wrestling, os atletas lutam com uma vestimenta para os membros inferiores sobre a malha de lutas e o objetivo é o mesmo do wrestling olímpico: dominar o adversário com as costas no solo. Pedro venceu adversários da Moldávia e Bulgária e foi superado apenas pelo campeão iraniano Esmaiel Nejaeyanahmadian, onde esta modalidade do wrestling possui maior número de praticantes.