Retrospectiva 2016: junho

A retrospectiva 2016 chega ao meio do ano com junho. Enquanto os atletas brasileiros entravam na reta de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma promissora geração marcava forte sua presença no continente. O Brasil voltou do Pan-americano Júnior 2016  disputado em Barinas, Venezuela, com oito medalhas na bagagem. Joílson Júnior foi o destaque com a medalha de ouro na categoria até 66kg do estilo greco-romano. Mas não subiu ao pódio só. Guilherme Evangelista foi medalha de prata na categoria até 84kg, além de três bronzes com Calebe Correa até 60kg, Erivan Rocha até 55kg e André Pinto, depois de quatro lutas em uma chave com onze atletas. Phelippe dos Santos garantiu o bronze na categoria até 74kg do estilo livre. Já Thais Oliveira conquistou a medalha de prata na categoria até 67kg e Diane Martins, o bronze na categoria até 44kg.

Já os atletas da categoria sênior realizaram o último torneio de preparação em Havana, Cuba. O tradicional Torneio Granma y Cerro Pelado, Aline Silva ficou com a medalha de ouro na categoria até 75kg, enquanto Giullia Penalber, Gilda Oliveira e Lais Nunes levaram a prata nas divisões até 53kg,até 60kg, e até 63kg, respectivamente. Camila Fama ainda conquistou o bronze na categoria até 69kg.

Os Jogos Olímpicos se aproximavam e ainda restava uma seletiva para definir quem ficaria com a vaga. Eduard Soghomonyan, armênio de nascimento, conseguiu depois de dois anos, a naturalização brasileira e pôde disputar a seletiva com Antoine Jaoude a vaga da categoria até 130kg, no estilo greco-romano, assunto para o mês de julho da retrospectiva 2016.