Retrospectiva 2015, outubro: Pablo Araujo

retrospectiva-outubro-pablo-sem-fernanda

A retrospectiva chega a outubro, mês em que o grande destaque foi a versão das areias da Luta Olímpica tradicional. O Beach Wrestling ou Luta de Praia teve seu primeiro Pan-americano realizado em Cartagena das Índias, Colômbia. O Brasil conquistou a medalha de ouro com Pablo Araujo na categoria até 80kg, que se impressionou com o crescimento da modalidade.

“Foi um ano de muito aprendizado e conquistas, vencer o Pan de Beach Wrestling na Colômbia foi um momento marcante. É impressionante como a modalidade com seus fundamentos táticos e técnicos contagia as pessoas e o número de participantes cresce dentro e fora do Brasil”, revela Pablo.

O crescimento do Beach Wrestling segue a trilha de outras versões das areias como o vôlei de praia que em pouco se tornou um esporte olímpico e o futebol de areia que foi reconhecido e passou a ser comandado pela FIFA, órgão que regula o futebol no planeta. Para Pablo, a Luta de Praia segue o mesmo caminho e em breve estará no mesmo patamar da Luta Olímpica tradicional.

“Acho que tem tudo para se igualar a outros esportes que começaram fora da areia e depois foram para lá. Além de ser contagiante, as pessoas que assistem pela primeira vez se interessam e rapidamente entendem as regras. Acredito que os países já enxergam o enorme potencial da modalidade e não falta para virar um esporte global como a Luta Olímpica tradicional”, explica Pablo.