Retrospectiva 2015, Janeiro: novas cores do tapete

retrospectiva-tapete

A Confederação Brasileira de Wrestling inicia nesta sexta-feira a retrospectiva 2015. No total, serão 12 matérias, uma para cada mês, relembrando  momentos marcantes da Luta Olímpica nacional. E logo na primeira, uma das maiores mudanças da história do wrestling mundial. A alteração nas cores dos tapetes.

Depois de 40 anos, a United World Wrestling, entidade máxima do esporte no planeta resolveu alterar as cores do tapete de lutas. Desde os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, Alemanha, os tapetes de luta eram nas core amarelo e vermelho. A partir de janeiro,  passou a ter as cores laranja e azul, este última em uma tonalidade escura.

Um dos grandes motivos para troca foi a transmissão por parte das televisões.  As novas cores agradaram os detentores de direito televisivo e de quebra concedeu ao esporte, uma nova identidade própria. Na prática, para os atletas não houve uma diferença na performance.

No mesmo mês, a United World Wrestling aprovou a mudança de nomenclatura das Federações continentais. A antiga Confederação Panamericana de Luchas Associadas passou a se chamar United World Wrestling das Américas.

Neste sábado, na segunda matéria da Retrospectiva 2015. Vamos relembrar o mês de fevereiro com Eduard Soghomonyan, atleta do estilo greco-romano, que após 4 anos voltou a competir e ainda conquistou uma medalha.