Retrospectiva 2015, julho: Joice Silva
A retrospectiva 2015 chega a julho, mês mais importante do primeiro semestre para Luta Olímpica nacional em virtude dos Jogos Pan-americanos, realizados em Toronto, Canadá. Joice Silva fez uma campanha irretocável e trouxe a primeira medalha de ouro da história da modalidade nessa competição para o Brasil. Em uma trajetória marcada por viradas emociantes e uma dança para comemorar, um momento marcante dificilmente sairá da memória de Joice e dos brasileiros que pararam para assistir a disputa pela medalha de ouro.
“Acredito que meu diferencial em Toronto foi pensar uma luta de cada vez. Até contra adversárias que eu já conhecia e havia enfrentado antes tracei essa estratégia. O momento em que ouvi o hino nacional brasileiro e vi a bandeira subir é inesquecível e considero o mais marcante do ano”, comentou Joice.
Joice viveu um ano próximo da perfeição. Antes de conquistar a medalha de ouro em Toronto, Joice já havia conquistado o Pan-americano de Luta Olímpica no Chile e a prata no Grand Prix. O único problema é que ao contrário dos últimos ciclos olímpicos, as competições pan-americanas não valeram vaga para os Jogos Olímpicos e Joice ainda terá de buscar sua vaga no tapete de lutas em 2016. A primeira chance é em março na seletiva pan-americana que será disputada nos Estados Unidos.
“Esse foi o melhor ano da minha carreira na Luta Olímpica principalmente por conta do títulos pan-americanos. Tenho certeza que a seletiva pan-americana em 2016 será difícil pois todas buscam o mesmo objetivo, terminar entre as duas primeiras para garantir a vaga. Tenho a mesma chance das outras meninas e acredito na minha classificação”, afirmou Joice.