Release: Aline Silva conquista primeira medalha história da Luta Olímpica brasileira em Mundiais
Aline Silva conquista primeira medalha história da Luta Olímpica brasileira em Mundiais
A dois anos dos Jogos Olímpicos do Rio, brasileira conquistou nesta quinta-feira (11/09), a medalha de prata na categoria olímpica, até 75kg, da Luta Feminina, no Campeonato Mundial 2014, em Tashkent, no Uzbequistão
Aline Silva conquistou a primeira medalha da história da Luta Olímpica brasileira em campeonatos mundiais, na manhã desta quinta-feira, em Tashkent, Uzbequistão, sede do Campeonato Mundial Sênior 2014. A brasileira ficou com a medalha de prata na categoria olímpica até 75kg da Luta Feminina e comemorou o feito inédito para o país, que jamais tinha chegado tão longe em qualquer estilo da modalidade, seja nos Estilo Livre, Greco-romano ou na Luta Feminina.
“Fiquei muito feliz com essa conquista. Estamos trabalhando há muito tempo para isso e sabíamos que uma hora a medalha viria. Graças a Deus entrei confiante e concentrada em todas as lutas e conseguir essa medalha que é muito importante para o país. Gostaria de agradecer meus treinadores, Pedro Garcia, Angel Aldama e Alejo Morales e todos os companheiros de treino de clube e seleção, à Caixa, a Marinha Brasileira e a Confederação Brasileira de Lutas Associadas por todo apoio”, afirmou Aline, que em 2014 já havia vencido a etapa do Golden Grand Prix de Paris.
A brasileira realizou quatro lutas para conquistar a medalha. Na primeira, venceu por encostamento, golpe que encerra imediatamente o combate, a atleta Gulmira Ismatova, do Uzbequistão. Depois passou pela colombiana Andrea Olaya com uma vitória por 7 a 0. Na sequência uma luta emocionante contra a atleta da Mongólia, Burmaa Ochirbat. Aline esteve atrás no último round do combate, mas conseguiu reverter e fazer 5 a 2. Na final, a brasileira terminou com a prata, após uma luta que poderia ter ido para cada um dos lados e terminou 2 a 1 para americana Adeline Gray.
“Por muitos anos tentamos colocar o Brasil em um lugar respeitado na Luta Olímpica. Com essa conquista da Aline, chegamos onde poucos países no mundo chegaram. É um passo largo em direção a medalha olímpica e para popularização do esporte entre crianças e jovens do país. Muitos duvidavam, mas o Presidente Pedro Gama Filho e toda a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) possuem a convicção de estar no caminho certo. Agradeço a Caixa, ao Ministério do Esporte, ao COB e a todos os nossos amigos da CBLA. É apenas o início. Vamos à Luta”, afirmou o Superintendente da CBLA e representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Seul e Barcelona, Roberto Leitão.
Aline Silva retorna ao país no dia 16 de setembro, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, a previsão de chegada do voo é às 14h30, horário de Brasília.
Imagem para baixar: Aline Silva
Créditos da imagem: CBLA | Renato Sette
Fúlvio Melo: (21) 98804-6974
Assessoria Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA)
Website: http://cbla.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/CBLA.Brasil
Twitter: https://twitter.com/CBLA_Oficial
Instagram:https://cbla_oficial
CAIXA – Patrocinadora oficial da Luta Olímpica brasileira.