
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO POR EQUIPES – SÊNIOR
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO POR EQUIPES – SÊNIOR
Art. 1. A competição por equipes será organizada em cada um dos três estilos, e serão adotados os seguintes procedimentos:
- A equipe será composta por 6 (seis) atletas nas 6 (seis) categorias olímpicas:
- Estilo Greco-Romano: 60kg, 67kg, 77kg, 87kg, 97kg e 130kg
- Estilo Livre Feminino: 50kg, 53kg, 57kg, 62kg, 68kg e 76kg
- Estilo Livre Masculino: 57kg, 65kg, 74kg, 86kg, 97kg e 125kg
- O(a) atleta poderá participar em até duas categorias de peso imediatamente acima daquela em que participou na competição individual.
- Cada equipe deverá ser composta por, no mínimo, 4 (quatro) atletas em cada um dos estilos que participar. No primeiro dia de competição, os treinadores deverão informar por escrito a participação de seus atletas no torneio por equipes no dia seguinte. As fichas devem ser entregues até o encerramento das lutas finais. Ao término das disputas individuais, a comissão organizadora realizará o sorteio e confeccionará as chaves.
- Poderão ser inscritos(as) até 12 (doze) atletas por equipe (estilo), sendo permitido substituir os(as) atletas a cada encontro. Não será permitido que os atletas do estilo livre masculino possam competir no estilo greco-romano e vice-versa. O técnico deverá apresentar nova relação para a mesa técnica pelo menos com 5 minutos de antecedência antes do horário previsto para o encontro seguinte.
- A pesagem para a competição individual será válida para a competição por equipe do dia seguinte, não havendo nova pesagem.
- Em cada confronto, serão realizados até 6 (seis) combates em cada estilo. A ordem dos combates será por categoria de peso, em ordem crescente, sendo sorteada a categoria inicial (1° combate), na presença dos técnicos, a cada confronto.
- O confronto será encerrado quando for alcançado o número de vitórias que definam a equipe vencedora.
- Será declarada vencedora a equipe que obtiver maior número de vitórias.
- Critérios de desempate:
- Maior número de vitórias por encostamento;
- Maior número de vitórias por WO e/ou desclassificação;
- Maior soma de pontos de classificação recebidos durante os confrontos;
- Caso permaneça o empate será realizado um sorteio para saber qual categoria vai lutar novamente para desempatar o confronto.
- Em caso de lesão durante o combate, atleta não poderá ser substituído por outro atleta da sua equipe, mas no encontro seguinte poderá ser substituído pelo suplente, desde que esteja devidamente inscrito pelo técnico.
- O atleta que apresentar atestado médico que o impeça de lutar, não poderá participar mais da competição neste dia. Continuará integrando a sua equipe durante a competição, mas não receberá os pontos de classificação de nenhum outro confronto.
- O sistema de disputas obedecerá aos seguintes critérios:
- Nos confrontos com 2 (duas) equipes: melhor de 3 (três) confrontos.
- Nos confrontos com 3 (três) a 5 (cinco) equipes: disputa de todos contra todos.
- Nos confrontos com 6 (seis) equipes: será utilizado o formato de dois grupos de 3 (três) no sistema de todos contra todos em cada grupo, onde o vencedor do grupo A enfrenta o segundo colocado do grupo B, e o vencedor do grupo B enfrenta o segundo colocado do grupo A. Os vencedores destes confrontos fazem a final e os perdedores destes confrontos disputam o terceiro lugar.
- Nos confrontos com 7 (sete) equipes: será utilizado o formato de dois grupos, um de 3 (três) e um de 4 (quatro), no sistema idêntico ao confronto com 6 (seis) lutadores.
- A partir de 8 (oito) equipes: será utilizado o sistema de eliminatória simples, sem repescagem. As equipes que perderem na semifinal, disputam a medalha de bronze.
Art. 2. O tempo de luta será de dois períodos (rounds) de 3 (três) minutos de duração com um intervalo de 30 segundos entre eles (os pontos de um período são computados para o próximo).Art. 3. Os casos omissos serão avaliados e decididos pela direção técnica do campeo