O georgiano Avtandil Kentchadze celebra vitória contra o turco Soner Demirtas (UWW)

Primeiro dia do Mundial de Wrestling levanta arquibancada em Budapeste

O Campeonato Mundial de Wrestling 2018 começou nesta sábado com lutas de tirar o fôlego em Budapeste, capital da Hungria. No primeiro de oito dias de competição foram disputadas eliminatórias e semifinais de quatro categorias do estilo livre: até 61kg (não olímpica), até 74kg, até 86kg e até 125kg.  Os lutadores regressam ao tapete de lutas neste domingo para disputa da repescagem e das medalhas. Além das finais das categorias iniciadas neste sábado, o segundo dia de competições conta com as eliminatórias das divisões até 57kg,65kg,79kg e 92kg, todas do estilo livre. A equipe brasileira entra em ação no dia 24 com seis atletas, dois no wrestling feminino, Giullia Penalber e Lais Nunes, além de quatro atletas no estilo greco-romano, Marat Garipov, Sargis Khachatryan, Joilson Júnior e Angelo Moreira. Confira os destaques do primeiro dia de competições do Campeonato Mundial Sênior Budapeste 2018.

Categoria até 61kg – Rashidov enfrenta Bonne pelo ouro

A única divisão não olímpica do dia confirmou o favoritismo dos cabeças-de-chave Yowlis Bonne, de Cuba, e Gadzhimurad Rashidov, da Rússia. Bonne fez 4 a 2 sobre o romeno Ivan Guidea. Já pelas quartas de finais, o cubano abriu 5 a 0 ao fim do primeiro round sobre o iraniano Mohammadbagher Yahhkeshi, mas viu a vantagem ruir e restando 10 segundos para o término do combate Yahhkeshi virou o placar para 8 a 6. O cronômetro apontava 4 segundos para o final quando Bonne conseguiu fazer uma alavanca com o pé direito, marcar quatro pontos, aplicar o touche e virar de forma espetacular. Na semifinal, o cubano fez 9 a 4 sobre Joseph Colon dos Estados Unidos, garantiu uma vaga na final e ainda teve eleito o melhor golpe do dia.

A outra vaga ficou com o russo Rashidov, vice-campeão em 2017. O europeu estreou contra o mongol Tuvshintulga Tumenbileg. Rashidov controlou a luta e fez 2 x 1 para avançar às quartas e enfrentar o indiano Sonba Gongane. Dessa vez, Rashidov desfilou um repertório de contra-ataques e venceu por superioridade técnica (12 a 0). Na semifinal, outra vitória de Rashidov sem sofrer pontos. O russo fez 10 a 0 sobre o georgiano Beka Lomtadze e ficou com o segundo posto na decisão da medalha de ouro.

Categoria até 74kg – Sidakov e Kentchadze fazem final inesperada
Nem Chamizo, nem Bourroughs, a final da categoria até 74kg que acontece neste domingo tem como protagonistas dois jovens  o russo Zauberk Sidakov, 22 anos, e o georgiano Avtandil Kentchadze, de 23. Sidakov campeão europeu sub-23 fez 10 a 0 sobre o búlgaro Miroslav Kirov nas eliminatórias e 6 a 0 sobre Frankilin Matos de Porto Rico nas oitavas. Já nas quartas, Sidakov enfrentou o quatro vezes campeão mundial Jordan Bourroughs. Ao fim do primeiro round 2 x 2 e vantagem para o russo por ter marcado o último ponto. A 10 segundos do fim da luta, Sidakov vencia por 4 a 3, quando Burroughs virou para 5 a 4. Mas o norte-americano não contava com uma última tentativa do russo que conseguiu retirar o adversário da área permitida e empatar em 5 a 5. O córner estado-unidense jogou o challenge, mas a marcação não foi alterada. Mais um ponto foi concedido para o russo, que avançou para semifinal por 6 a 5, onde encararia Frank Chamizo, cubano naturalizado italiano. Sidakov e Chamizo estavam empatados em 1 a 1 fruto de uma punição para cada até Sidakov passar para as costas do rival, fazer 3 a 2 e carimbar o passaporte para a final.

O outro lugar na final ficou com o georgiano Kentchadze que por pouco não passa nem da primeira luta. A estreia foi contra o uzbeque Bekzod Abdurakhmonov, que terminou o primeiro round em vantagem de 8 a 0 após uma sequência de cruzetas bem executadas. O georgiano seguiu atrás do placar e chegou a diminuir sua desvantagem para 12 a 8. Mas a 15 segundos do fim, Kentchadze conseguiu passar para as costas e emendar num roulé para empatar em 12 a 12, e vencer pelo golpe de maior valor aplicado. A luta foi arbitrada pelo brasileiro Eduardo Paz Gonçalves. Depois da primeira batalha, Kentchadze enfrentou o polonês Andrezej Sokalski e venceu por superioridade técnica (12 a 2). Nas quartas, o georgiano fez 4 a 2 sobre o azerbe Abubakr Abakarov. Para garantir vaga na final, Kentchadze precisaria vencer o turco Soner Demirtas, bronze nos Jogos do Rio e no Mundial 2017. Kentchadze já vencia por 4 a 1 quando conseguiu o touché e a vaga na final deste domingo.

Categoria até 86kg – David Taylor desbanca campeão e vai disputar o ouro com Fatih Erdin
A divisão de peso tinha o iraniano Hassan Yasadanicharati ouro em Paris 2017 como homem a ser batido. E foi o que aconteceu logo na primeira luta. David Taylor dos Estados Unidos venceu por 11 a 6 e mandou o campeão para repescagem. Taylor abriu caminho na chave ao vencer por superioridade técnica (10 a 0) Hajy Rajabau, de Belarus, e em seguida Yureski Torreblanca, de Cuba, por 8 a 0. Na semifinal, a luta mais complicada contra o russo Dauren Kurugliev. No primeiro round, quando a luta estava empatada em 1 a 1, o russo tentou se desvencilhar de Taylor e acertou sem querer um chute no rival. Os médicos atenderam o lutador no tapete. Kurugliev conseguiu passar duas vezes para as costas do rival e abrir para 5 a 1. Taylor voltou para o segundo round com uma estratégia clara que deu resultado. O americano conseguiu furar a defesa do rival ao aplicar o single leg por três vez e conseguir passar para as costas em seguida. No fim, 7 a 5 para Taylor e vaga na final.

No outro lado da chave, o turco Fatih Erdin se beneficiou de ser o cabeça de chave número 1 e estreou nas oitavas. Erdin chegou a perder o primeiro round para medalhista de prata no mundial 2017, Boris Makoev, da Eslováquia. Erdin conseguiu se recuperar e vencer a batalha por 8 a 7, depois de o córner de Makoev lançar o desafio com o placar em 7 a 7 e o pedido ser negado. Nas quartas, Fatih venceu por superioridade técnica (10 a 0 ) o sul-coreano Gwanuk Kim. Na semifinal, o turco dominou o combate contra o russo naturalizado espanhol  Taimuraz Friev e venceu por 7 a 4, colocando o wrestling da Turquia em mais uma final de Mundial.

Categoria até 125kg – Geno Petriashvili firme rumo ao bicampeonato
Os mais pesados do estilo livre entraram em ação e mostraram que é possível ser grande e ágil. O campeão de 2017, Geno Petriashvili, confirmou o favoritismo e vai disputar a medalha de ouro neste domingo. A estreia foi contra o anfitrião Daniel Ligeti com vitória por superioridade técnica (11 a 1) para tristeza dos torcedores húngaros. No segundo combate, contra o russo Anzor Khizriev, outro triunfo do georgiano, dessa vez mais apertado, por 8 a 5. Na semifinal, Geno venceu com autoridade por 13 a 6 o iraniano Parviz Hadibasmanj e garantiu vaga na decisão.

Do outro lado da chave, o chinês Zhiwei Deng teve mais dificuldade. No primeiro embate, 4 a 1 sobre o canadense Amarveer Dhesi. No segundo desafio, Deng teve que enfrentar o norte-americano Nicholas Gwiazdowski e terminou o primeiro round em desvantagem de dois pontos. Na segunda etapa, Deng conseguiu uma queda de quatro pontos e aliada a um ponto de passividade depois virou o placar para 5 a 1 e administrou vantagem. No fim, Deng avançou por 5 a 4. Já na semifinal, Deng fez 5 a 0 sobre o indiano Sumit Sumit e garantiu vaga em sua primeira final de campeonato mundial civil. Deng foi medalhista de prata no Mundial Militar 2017.

O torneio recomeça às 5h30, horário de Brasília, e as lutas podem ser acompanhada ao vivo basta clicar aqui.