Marcos luta em busca da vaga em Tóquio (CBW)

Preparação olímpica e os sparrings: Marcos Wesley Siqueira

De 6 a 16 de abril, a CBW em parceria com o Time Brasil promoveu um Campo de Treinamento para preparação de Aline Silva, atleta olímpica dos Jogos Rio 2016 e já classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Três atletas foram convocados para servir de sparring, lutador que auxilia um companheiro nos treinos, geralmente simulando atitudes que os prováveis adversários vão realizar em uma competição oficial. O benefício para o atleta alvo é inegável, mas e para os sparrings? A CBW perguntou aos três sparrings, Beatriz Rodrigues, Ana Júlia dos Santos e Marcos Wesley Siqueira o que significou participar do Campo de Treinamento e traz uma entrevista com cada atleta que comprova uma máxima: o wrestling é o esporte individual mais coletivo que existe. Marcos Wesley Siqueira  conta como foi participar de mais um Campo de Treinamento.

Marcos Wesley Siqueira é natural do Ceará e oriundo do outro esporte olímpico, o judô. Depois de sofrer um revés diante do adversário, pesquisou onde o oponente treinava e percebeu que o oponente treinava wrestling. Procurou um local de treino no Ceará e não parou mais.

“Apesar de ter competido nacionalmente com o judô, quando comecei a praticar o wrestling em 2015 decidi migrar e colocar dedicação total neste esporte. Com seis meses de treino, consegui chegar ao pódio em 2016 de um Campeonato Brasileiro Júnior, em São José dos Campos. Percebi que para virar um atleta de alto rendimento tinha que escolher e optei pelo wrestling”, explicou Marcos.

Na busca para progredir no cenário nacional, Marcos realizou um período de treinamentos no SESI, clube que Aline defende. O lutador recebeu um período para passar um tempo treinando em Cubatão, treinando com atletas locais. A dedicação e o esforço dos treinos fez surgir um convite inesperado para ampliar a estadia em São Paulo.

“Antes de um Brasileiro passei um período em São Paulo para treinar no SESI. Aline abriu as portas da casa dela para mim e fiquei dois meses morando lá. Depois mantivemos contato e participei de outros campos de treinamento como sparring dela. O objetivo é reproduzir os mesmos estímulos das adversárias dela, sempre com cuidado para não machucar. Treinar duro e com o mesmo estilo de luta das adversárias dela”, explicou Marcos.

Mais “experiente” do trio de sparrings do Campo de Treinamento com 24 anos de idade, Marcos é o atual campeão nacional da categoria até 65kg do estilo livre masculino e está classificado para disputar o Pan-americano de Wrestling, em maio, na Guatemala. Mas antes um desafio ainda maior, o Pré-olímpico Mundial, que acontece na Bulgária no início do mês de maio e é a última chance de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

“Tentei fazer o máximo na preparação e chegar melhor preparado no Brasileiro. A categoria até 65kg é uma das mais disputadas e fiquei feliz de ter conseguido vencer e poder representar o Brasil em um torneio internacional. O Campo de Treinamento também foi importante para a reta final da preparação”, explicou Marcos.

 O lutador manda uma mensagem de apoio:

“Aline confie nas estratégias e na preparação que está fazendo. Vou estar torcendo e enviando todas as energias. O sonho  da medalha olímpica também é o de muita gente que torce por ela. Confie em si que vai dar certo”