Pernambuco desenvolve a Luta Olímpica

106746

Pedro Areias vem de Garanhuns no Pernambuco, cidade natal do ex-presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, uma liderança internacional, e do músico Dominguinhos. Além dos filhos ilustres a cidade é conhecida pelo montanhismo no inverno tanto que é apelidada de Suíça Pernambucana. Além disto há o cultivo de flores e tomates assim como criações de gado e galinhas.

Outro filho de Garanhuns é Elison Dantas que a deixou e se formou na Universidade de Oklahoma tendo lá convivido conviveu com a cultura americana. Judoca, entrou em contato com a luta olímpica, o wrestling. O judô nasceu de tradições filosóficas, enquanto o wrestling é um esporte competitivo e apesar dos olhos tortos de alguns meninos americanos para o quimono ambas lutas ensinam valores humanos.

Dantas regressou e montou um projeto social com aproximadamente treze alunos, crianças e adolescentes, no qual ensina luta olímpica. O projeto se chama Luta e Educação para Todos (Wrestling and Education for All) e funciona em uma sala pequena num tatame de judô no bairro periférico chamado Brasília. O sensei de judô e instrutor de luta olímpica paga o aluguel da sala e uma cesta básica. Muitos atletas brasileiros possuem problemas para adquirir alimentação básica quanto mais suplementação alimentar.

Em meio a este cenário que alterna personagens conhecidos, turismo e desigualdade social está o atleta Pedro Areias que buscou o treinamento ao assistir lutas de MMA. Com 17 anos e 76 kg se programa para disputar os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 (Youth Olympic Games – YOG 2014).

Na qualificação está em 2º colocado e terá mais 4 etapas até a última seletiva. Ganhando poderá ir para Nanjin na China no ano que vem. A próxima etapa será no Arnold Classic no Rio de Janeiro em 26 de abril. Já bateu os rivais do Rio e de São Paulo em Dezembro de 2012, porém perdeu para o representante da Paraíba em 10 de março deste ano no Torneio da Juventude realizado no SESI de Osasco em São Paulo.

Formado Latinoamericanista (espécie de sociólogo especializado em América Latina) em Oklahoma, Dantas não está usando seus conhecimentos acadêmicos para pesquisas seja para um instituto nacional ou internacional. O Brasil desperdiça pesquisadores e mesmo assim ambiciona ser potência. Um erro que homens como Napoleão Bonaparte e os grandes líderes das verdadeiras potencias atuais não cometem.

Dantas hoje trabalha como agricultor plantando graviolas com o pai e pela noite se apresenta no projeto social. Areias tem suas funções durante o dia e pela noite também vai ao projeto, ambos sonham hoje com os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 para um dia poderem sonhar com Rio 2016.

FONTE: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/colunistas/colunas/2013/04/das-areias-de-garanhuns-2656.html