Presidente Pedro Gama Filho

Pedro Gama Filho é reeleito para terceiro mandato à frente da Confederação Brasileira de Wrestling

Pedro Gama Filho foi reeleito por aclamação e unanimidade presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) nesta terça-feira, em pleito realizado na sede da entidade localizada na Tijuca, Rio de Janeiro. A eleição foi acompanhada por presidentes das Federações estaduais que escolheram Pedro para o cargo máximo no próximo quadriênio, terceiro mandato à frente da modalidade. O vice-presidente será Helton Henrique Silva, presidente da Federação amazonense. Os mandatários federativos promoveram ainda a mudança da razão social  da entidade, outrora Confederação Brasileira de Lutas Associadas, agora CBW – Confederação Brasileira de Wrestling.

” Gostaria de agradecer a todos os presidentes por mais uma vez me elegerem para o cargo. Vamos dar continuidade ao objetivo de popularizar o wrestling nos quatro cantos do país e trazer a primeira medalha olímpica para o Brasil. Durante o último ciclo tivemos bastante apoio do Comitê Olímpico do Brasil, do Ministério do Esporte e da nossa patrocinadora oficial, a CAIXA. Conseguimos aumentar o número de medalhas em todas as categorias etárias, a primeira medalha no Campeonato Mundial, a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos, e bater nosso recorde de atletas classificados para os Jogos Olímpicos de dois atletas para cinco. Estamos no caminho certo e vamos em busca dos ajustes para chegar ainda mais forte em 2020, vamos criar o sistema brasileiro de desenvolvimento de lutadores desde a base, capacitar treinadores nacionais, dar maior transparência a gestão e torná-la mais participativa através da  criação de um conselho executivo e continuar a crescer no cenário internacional rumo a mais resultados inéditos”, projetou Pedro Gama Filho.

O presidente reeleito assumiu a Confederação pela primeira vez em 2004, onde complementou um mandado de Pedro Gama, pai do atual presidente, falecido no mesmo ano. Em 2008 foi eleito presidente e em 2012, reeleito. De acordo com o estatuto da CBW e do Comitê Olímpico do Brasil, Pedro Gama Filho não pode concorrer  a uma terceira reeleição seguida. Sob o comando de Pedro Gama filho, o wrestling nacional se aproximou das principais entidades do país e atingiu patamar internacional por meio de intercâmbios com as principais potências mundiais, além de medalhas nos mais tradicionais torneios internacionais nos três estilos da modalidade: livre, greco-romano e wrestling feminino.

Além dos resultados internacionais dentro do tapete de lutas, a entidade ainda aproximou-se da United World Wrestling e passou a ter voz ativa no cenário global, quando Pedro foi eleito membro do Bureau, grupo responsável por tomar as decisões do esporte. Pedro foi o membro mais jovem e o primeiro da América do Sul a fazer parte deste seleto grupo. Com trabalho voltado para a base e popularização do wrestling, Pedro Gama Filho foi eleito ainda presidente da Comissão Mundial de Beach Wrestling, versão das areias do wrestling olímpico e que cresce em popularidade ao redor do mundo.