
Pedagogia do Exemplo do SESI desperta paixão de crianças pelo Wrestling
Imagine que sua professora passe uma lição de casa e peça para desenhar o lugar que mais gostou em uma visita repleta de atividades esportivas. O desenho de Marisol Lira não deixa dúvidas. O tapete olímpico que fica na Arena de Lutas, no ginásio do SESI, em Cubatão, São Paulo. Aluna do Projeto Atleta do Futuro (PAF) do SESI, Marisol participou de uma clínica que leva alunos das escolas do SESI a conhecer esportes oferecidos pela entidade. Entre as várias modalidades oferecidas, Marisol não titubeou em desenhar o tapete. A imagem da menina colorindo o desenho foi enviada para os professores e atletas do clube.
“Como parte do Programa de Pedagogia do Exemplo do SESI, as crianças participaram de uma visita às instalações e fizeram atividades de Wrestling. Quando recebi a mensagem da mãe, fiz questão de mostrar aos atletas. Eles se sentiram ainda mais motivados a treinar e participar das ações. Pequenas ações como estas mudam nossas vidas para melhor e nos mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Flavio Ramos, treinador-chefe do Wrestling no SESI.
O SESI é um dos principais clubes do país na formação de atletas e treinadores e desde 2009 possui equipes de Wrestling. Um dos exemplos é o técnico Marcos Júnior, formado como atleta pelo clube, se tornou treinador em 2022 e é sucesso com suas turmas infantis que possuem fila de espera para cursar as aulas. Ainda na unidade de Cubatão, o clube inaugurou um ginásio exclusivo para as modalidades de combate que leva o nome de Aline Silva, vice-campeã mundial, e ex-atleta do clube.