Paulo e Jailson medalhistas no primeiro dia do Pan

Paulo Silva é prata e Jailson Silva bronze no primeiro dia do Pan Cadete e Júnior 2021

O wrestling brasileiro estreou com duas medalhas no primeiro dia do Pan-americano Cadete e Júnior 2021, em Oaxtepec, no México. Paulo Silva com a medalha de prata na divisão 65kg e  Jailson Silva com a medalha de bronze na divisão 55kg colocaram o Brasil no pódio e foram os destaques do dia. Na categoria Júnior, os grequistas não avançaram e ficaram de fora da luta por medalhas. Wanderson Silva chegou perto da vaga nos Jogos Pan-americanos Júnior, mas terminou em nono. Nesta quinta-feira, seis brasileiros lutam pelo Brasil. Na categoria Júnior no estilo greco-romano: Igor Queiroz 97kg e Marcos Silva 130kg e no estilo livre feminino com Pollyana Araújo 50kg e Assíria Silva 53kg. Na categoria cadete lutam Eduardo Trovão 80kg e Rhian Engel 110kg no estilo livre masculino. Para assistir ao vivo clique aqui. As eliminatórias começam às 11h e as finais às 18h30.

Confira o desempenho brasileiro no primeiro dia do Pan-americano Cadete e Júnior 2021.

CADETES

Categoria 65kg – Prata de Paulo Silva
A categoria do sul-matogrossense Paulo Silva foi disputada no sistema todos contra todos. O lutador venceu por touche na estreia o chileno Franco Palma. Na segunda rodada, o brasileiro foi batido por superioridade técnica (10 a 0) pelo norte-americano, mas  na luta seguinte se recuperou e venceu por 10 a 0 o peruano Marcos CubasA luta que definiu a medalha de Paulo foi contra o mexicano Roberto Armenta. Paulo comandou o placar e empurrado pelos torcedores de equipe segurou as investidas no Armenta para fechar o placar em 9 a 8 e conquistar a medalha de prata para o Brasil.

Categoria 55kg – Bronze de Jailson Silva
A categoria do amazonense foi disputada no sistema todos contra todos. Jailson estreou com um revés diante do norte-americano Kael Lauridsen por 11 a 1. Depois se recuperou e fez 10 a 0 sobre o chileno Eidans Retamales. Na terceira luta, Jailson já vencia quando conseguiu encostar o guatemalteco Jaime Castellanos. Na quarta é última luta, o atleta nacional enfrentou o mexicano Josué Martinez. Uma luta de tirar o fôlego. O mexicano iniciou no comando do placar, mas Jaílson se recuperou e diminuiu a desvantagem para 6 a 4. No segundo round, Jailson buscou a luta, mas o mexicano seguiu na liderança do placar e fechou em 11 a 6. O brasileiro terminou em terceiro lugar e conquistou a primeira medalha para o Brasil no torneio.

Categoria 48kg
A categoria do amapaense Marcus começou bem com uma queda e 4 a 0, mas acabou encostado pelo mexicano Jonathan Rays na estreia a categoria de peso. No segundo combate, o lutador sofreu um revés diante do norte-americano Luke Lilledahl 10 a 0 e seguiu para disputar o bronze contra o peruano Abel Sanchez. Marcus não conseguir passar pelo adversário, foi derrubado e perdeu por 4 a 0, encerrando em quarto lugar na categoria.

JUNIORES

Categoria 60kg – Gemerson foi superado pelo colombiano Juan Rodriguez por 10 a 3 nas eliminatórias da categoria 60kg. Como Juan não avançou até a final, o paraibano não retornou para as finais e ficou fora da disputa por medalhas e da vaga para os Jogos Pan-americanos Júnior. O lutador encerrou o torneio em nono lugar.

Categoria 67kg – Gabriel Mello estreou  nas eliminatórias contra o peruano Peiro Panaifo e não conseguiu passar pela defesa do adversário. Panaifo venceu por superioridade técnica (8 a 0), mas não avançou na chave e impediu Gabriel de retornar para repescagem. Gabriel fechou o torneio em 11º lugar.

Categoria 77kg – Gabriel Teles foi batido na estreia por 5 a 0 para o peruano Ryan Castillo nas eliminatórias. Castillo também não avançou na chave e Gabriel não pôde voltar para repescagem. O lutador nacional fechou o torneio em décimo lugar.

Categoria 87kg – Wanderson Silva estreou contra o mexicano Pedro Soto já na fase de quartas de finais, mas não conseguiu se defender na posição de par terre e foi batido por superioridade técnica (9 a 0). Como Soto não avançou para final, Wanderson teve que esperar até a disputa de medalhas para saber se conseguiria vaga para os Jogos Pan-americanos Júnior. O alagoano fechou o torneio em nono lugar.