PAN, PAN, PAN! Sargis Khachatryan e o sonho de repetir feito do amigo
A partir desta sexta-feira (27/04) o site oficial da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) conta um pouco mais dos vinte atletas que vão representar o país no Pan-americano de Wrestling 2018, em Lima, Peru. A série de entrevistas “Pan Pan, Pan!” começa com o armênio naturalizado Sargis Khachatryan. Embora não seja política da CBW procurar estrangeiros para lutarem pelo Brasil, Sargis resolveu tentar a sorte, incentivado pelo compatriota de nascimento e naturalização Eduard Soghomonyan, um dos cinco representantes nacionais nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016. Campeão brasileiro na categoria até 55kg, não olímpica, Sargis lembra bem o dia em que decidiu mudar radicalmente de vida e tentar a sorte no Brasil.
“Comecei a treinar com 11 anos incentivado por um amigo e passei por todas as categorias de base da Armênia, equipe cadete, júnior. Morei na França por um tempo e não estava satisfeito com a organização do esporte na Armênia e depois de conversar com Eduard e em julho de 2016 resolvi vir para o Brasil de vez. Como já estava há 5 anos sem lutar competições pela Armênia pude iniciar o processo de transferência, paguei do meu próprio bolso os 6 mil dólares exigidos pela United World Wrestling e consegui me naturalizar. Fui muito bem recebido por todos os brasileiros e hoje treino em São José dos Campos”, explicou Sargis, natural de Erevan, mesma cidade de Eduard Soghomonyan.
Em 2017, Sargis foi campeão Sul-americano na categoria até 59kg e ficou em terceiro na Copa Brasil Internacional, torneios que encerram o calendário nacional. Este ano com a mudança nos pesos de categoria e adoção da categoria até 55kg, Sargis resolveu descer de categoria e conquistou o a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro, posição que lhe garantiu o direito de participar do Pan. Em sua primeira competição, o grequista promete deixar a alma no tapete.
“Não gosto de prometer medalhas antes do torneio. O que posso dizer é que estou preparado e treinando muito bem e se Deus quiser vou trazer uma medalha”, explicou o grequista, que entra em ação no primeiro dia de competições do torneio.
Como torcer para Sargis no Pan-americano de Wrestling 2018?
Estilo: greco-romano até 55kg
Dia da luta: 5 de maio (sábado)
Horário: 12h, horário de Brasília
Link para assistir