PAN! PAN! PAN! Gracyenne Helena: vida transformada pelo esporte
A série PAN! PAN! PAN! segue no wrestling feminino com Gracyenne Helena. Natural de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, Gracyenne é natural e vive até hoje na Comunidade do Cubango. O esporte afastou desde cedo a menina dos riscos de quem vive em áreas dominadas por facções criminosas. Primeiramente no judô e depois no wrestling, Gracyenne seguiu um caminho contrário de muitas crianças que em um tempo não tão distante brincavam nas vielas da favela.
“Comecei no judô, mas depois de um campeonato em que perdi resolvei desistir e foi aí que surgiu o wrestling. Passei a conseguir bons resultados e sempre fui incentivada pelas minhas companheiras a treinar. Nos momentos mais difíceis, elas estiveram sempre do meu lado. E estamos aí”, disse a tímida Gracyenne, campeã brasileira na categoria até 53kg .
A rotina de Gracyenne é atribulada. Depois de atravessar a Baía de Guanabara para treinar, a atleta ainda cursa o ensino superior de Educação Física, fruto da parceria entre a Universidade Estácio e a Confederação Brasileiro de Wrestling. Depois da última aula, por volta das 22h, Gracyenne retorna à casa para o tão merecido descanso. Acostumada a batalhas, ela agora se prepara para buscar uma das vagas nos Jogos Pan-americanos de Lima, em 2019.
“Faço Educação Física, para mim como atleta ajuda a entender minhas capacidades físicas e só vem a contribuir. Como temos outros colegas de treino também cursando educação física, fica mais fácil ir e vir da Faculdade. Esperto repetir o mesmo esforço dos estudos agora em Lima, fazer tudo que venho treinando e se a vaga para os Jogos Pan-americanos vier vai ser melhor ainda”, desejou Gracyenne.
Como torcer para Gracyenne Helena no Pan-americano de Wrestling 2018?
Estilo: wrestling feminino até 50kg
Dia da luta: 5 de maio (sábado)
Horário: 12h, horário de Brasília
Link para assistir