Maik Ibson Almeida vai representar o Brasil no Pan U-15.

Pan-americano U-15 2021: Maik Ibson de Souza Almeida

Pela primeira vez na história da modalidade, a Confederação Brasileira de Wrestling vai enviar uma equipe para o Pan-americano U-15 que acontece de 22 a 24 de outubro, em Oaxtepec, no México. Treze atletas vão lutar pelo Brasil distribuídos nos estilos: greco-romano, livre feminino e livre masculino. Hora de conhecê-los. O primeiro atleta é Maik Ibson de Souza Almeida. O amazonense de 13 anos estreia em competições internacionais e vai lutar em dois estilos: no estilo greco-romano na categoria 41 kg e no estilo livre 44kg.

Maik se interessou por praticar lutas com 6 anos quando se mudou em Manaus e passou perto de uma academia com a mãe que perguntou se ele não queria praticar. No dia seguinte, a mãe lhe deu um quimono e o menino não parou mais. De lá seguiu para academia do Professor Júnior Benfica, onde começou a praticar Luta Livre Esportiva até chegar ao Wrestling. No início, o jovem participava apenas das competições sem intenção de virar um atleta de wrestling. Depois de uma visita de Waldeci Silva tudo mudou.

“Sempre fui acostumado a treinar com “pano” (quimono) e competia o wrestling de vez em quando só por diversão. Até que o Waldeci Silva (vice-presidente da CBW) conversou com o professor Júnior Benfica e disse: esse moleque tem futuro. No primeiro momento, achei estranho lutar de malha, mas depois de tanto insistir comecei a ir aos treinos com Jailson Leite, amigo que incentivou muito. Estou parado com Jiu-jitsu e treino somente Wrestling agora. Tem pouco mais de um ano”, explicou Maik.

O wrestling trouxe uma oportunidade para Maik que as modalidades anteriores não deram. A Seletiva para o Pan-americano para o U-15 em Sergipe classificaria os atletas para o Pan do México. A passagem aérea, mais os custos de inscrições fizeram com que Maik tivesse que realizar rifas e vaquinhas on line. O lutador venceu tanto no estilo livre, quanto no greco-romano. Depois da vaga conquistada, uma série de novidades aconteceram na vida do lutador: primeira concentração nacional, primeira viagem internacional e primeira competição representando o Brasil.

“Não imaginei que fosse ter essa oportunidade de ir para o México nesse ano. Depois dos esforço de todo mundo para poder ir para Sergipe. Não sei nem como explicar o que está acontecendo. Os outros são muito legais e ficamos juntos lá na EseFEX conheci pessoas diferentes de outros lugares. Estou um pouco ansioso por ser a primeira competição internacional, dizem que os estrangeiros são duros mas  vou fazer o possível e impossível para ganhar deles”, afirmou Maik.

Fã do atleta José Aldo, manauara como Maik, o lutador se divide entre os treinos e a escola. No tempo livre, o jogo FreeFire é o breve momento de diversão. O primeiro objetivo é conseguir ajudar a família com seus resultados esportivos e futuramente o amazonense sonha em vestir um outro tipo de uniforme: a farda da Polícia Militar.

“Tive a oportunidade de conhecer o José Aldo e tirar uma foto com ele em um campeonato aqui em Manaus. Gosto muito da trajetória dele, que conseguiu sair de Manaus e percorrer o mundo. Penso muito em ajudar minha família com o esporte, fazer uma faculdade e um concurso para a Polícia Militar (PM). Admiro muito o trabalho deles e tenho vontade de no futuro de virar policial”, explicou Maik.

Enquanto não tem idade para vestir a farda da PM, Maik veste o uniforme do Brasil e compete no Pan-americano de Wrestling em dois dias. Na sexta-feira, (22/10) Maik luta no estilo greco-romano 41kg e no domingo compete na divisão 44kg do estilo livre masculino. As eliminatórias começam às 8h e as finais às 15h, horário de Brasília.