Laysla é uma das representantes no Pan U-15 de wrestling do México

Pan-americano U-15 2021 – Laysla Esthefany Dias Barbosa

Pela primeira vez na história da modalidade, a Confederação Brasileira de Wrestling vai enviar uma equipe para o Pan-americano U-15. Em 2021, o torneio acontece de 22 a 24 de outubro, em Oaxtepec, no México. Treze atletas vão lutar pelo Brasil distribuídos nos estilos: greco-romano, livre feminino e livre masculino. Hora de conhecer  um pouco mais sobre Laysla Barbosa, 15 anos e que representa o Brasil no Pan na categoria 58kg do estilo livre feminino.

“Praticava jiu-jitsu e um professor esteve na academia que treinava em Manaus e apresentou o wrestling. Fiquei atraída pela parte de quedas e fui convidada para treinar na Vila Olímpica. Isso tudo aconteceu em 2020, no início treinava por hobbie, mas depois fui pegando gosto pela modalidade e as oportunidades que o wrestling me proporcionou”, explicou Laysla.

A lutadora manauara se divide entre treinos e a escola no bairro, Laysla é a irmã do meio de uma família de cinco pessoas. O apoio dos pais foi fundamental para a lutadora reverter um revés. No início do ano, a lutadora disputou a Seletiva para o Pan-americano Cadete em Rio Bonito, Rio de Janeiro, também no México. Mas na Seletiva para o Pan U-15, Laysla venceu e carimbou o passaporte para o México.

“Valorizo muito o trabalho dos meus pais, as coisas não estão baratas e eles não medem esforços para ajudar na vida de lutador que não é fácil. Todos dão muito apoio e queriam viajar comigo para Seletiva em Sergipe, mas apenas  minha mãe foi comigo e passou as informações para todo mundo no celular. Esse apoio é muito importante e faz com que procure me dedicar cada vez mais” contou Laysla.

Apesar da pouca idade, a lutadora tem plena consciência da oportunidade que recebeu. A Confederação Brasileira Wrestling enviou pela primeira vez uma equipe no três estilos da categoria etária. Logo, lutadores e lutadores que demonstravam talento nesta faixa etária não eram convocados para participar do Pan-americano.

“Conversei com meu professor sobre a chance de disputar o Pan-americano que vários outros atletas não tiveram. Sinto que esse Pan-americano pode abrir portas e gerar patrocínio para ajudar minha família. Também tenho certeza que vai trazer um aprendizado muito grande para minha carreira” completou Laysla.

Laysla Barbosa luta nesta sábado (23/10) na categoria 58kg do estilo livre feminino. As eliminatórias começam às 12h e as finais serão disputadas logo na sequência, horário de Brasília.