Wilson Soares vai lutar pelo Brasil no Pan U-15 nos estilos greco e livre

Pan-americano U-15 2021: Wilson Gabriel dos Santos Soares

Pela primeira vez na história da modalidade, a Confederação Brasileira de Wrestling vai enviar uma equipe para o Pan-americano U-15. Em 2021, o torneio acontece de 22 a 24 de outubro, em Oaxtepec, no México. Treze atletas vão lutar pelo Brasil distribuídos nos estilos: greco-romano, livre feminino e livre masculino. Hora saber um pouco mais sobre Wilson Soares que representa o Brasil no Pan na categoria 68kg do estilo greco-romano e na categoria 75kg do estilo livre. Com 15 anos, Wilson começou no esporte dentro escola.

“Comecei em um Projeto dentro da escola que estudava em Barretos, São Paulo. Experimentei outros esportes, mas decidi ficar no Wrestling por causa das quedas. Quando vi já fiquei animado. No primeiro ano foi me acostumando, com o físico, depois aprimorei as técnicas e ficando mais confiante”, explicou Wilson.

A prática do wrestling auxiliou Wilson também fora dos tapetes. Logo que nasceu, os médicos informaram aos pais que Wilson poderia desenvolver autismo. A primeira vista Wilson não dá indícios de que tenha essa condição, já que convive bem com os outros lutadores e cumpre as rotinas de treinos muito bem. Mas nem sempre foi assim, antes de Wrestling, o lutador era vítima de bullying dos colegas de classe. Mas graças ao esporte tudo mudou.

“Quando tinha por volta de 10 anos comecei apresentar ficava muito sozinho e não conversava muito com as pessoas. Não sei ao certo o grau que tenho. Por ficar mais na minha sofria bullying e depois de começar a praticar esporte tudo mudou. Depois do Wrestling, passei a conversar mais com as pessoas, aprendi a me defender e aqueles que faziam bullying comigo, acabaram se tornando meus amigos”, revelou o lutador.

Depois da mudança radical, os pais Maria Auxiliadora e Rogério viram o quão esporte fez bem para o filho mais velho. O apoio é incondicional até das irmãs Jéssica e Maria Vitória.  O incentivo da família é mais um combustível para Wilson que durante a semana de treinamento na EsEFex, da Urca, no Rio de janeiro, demonstrou dedicação e disciplina que impressionou até os militares.

“Meu pai ficou todo orgulhoso quando contei que tinha me classificado para viajar. Eles estão sempre me apoiando com questão de alimentação. Gostaria de agradecê-los e também ao meu treinador Emerson, sem ele não estaria aqui. Levo sempre um ensinamento que ele me disse. Se você não trabalhar duro, não se esforçar você não chega. Aproveito para agradecer também os treinadores que estão indo conosco, Tânia e Júnior que aproveitaram para lapidar as técnicas que já fazemos. Então espero conseguir trazer mais de uma medalha para o Brasil”, comentou Wilson.

Wilson luta nesta sexta-feira, (22/10) no estilo greco-romano 68kg e no domingo (24/10) no estilo livre 75kg. As eliminatórias começam às 8h e as finais às 15h, horário de Brasília.