Giovanna Pimenta vai representar o Brasil nos Pan-americano U-15

Pan-americano U-15 2021: Giovanna Cincinato Pimenta

Pela primeira vez na história da modalidade, a Confederação Brasileira de Wrestling vai enviar uma equipe para o Pan-americano U-15. Em 2021, o torneio acontece de 22 a 24 de outubro, em Oaxtepec, no México. Treze atletas vão lutar pelo Brasil distribuídos nos estilos: greco-romano, livre feminino e livre masculino. Hora de conhecer  um pouco mais sobre Giovanna Cincinato Pimenta que representa o Brasil no Pan na categoria 42kg do estilo livre feminino. Com 14 anos, Giovanna começou no Projeto de Luta da Baixada/Ades Equilibrium.

“Comecei a treinar com 4 anos no judô e com 8 para 9 anos fiz wrestling pela primeira vez . Acompanhei minha irmã Letícia em um treino e decidi ficar no wrestling. Sinto mais liberdade de movimentos no Wrestling, podemos atacar as pernas e os braços, tem mais contato, o  judô é muito travado. Por isso acredito que o Wrestling é melhor do que o judô”, explicou Giovanna.

O sobrenome Pimenta é famoso nas lutas. Mais nova de três irmãs lutadoras, Giovanna tem referências dentro de casa. Larissa Pimenta, 22 anos, é atleta olímpica do judô e chegou a disputar torneios de wrestling antes de decidir se dedicar ao esporte de quimono. Letícia Pimenta, 20 anos, é atual campeã brasileira júnior. As semelhanças físicas são latentes e a caçula procura escutar o conselho das irmãs mais velhas que passaram de maneira vitoriosa pela idade de Giovanna.

“Em casa na hora das brigas quem me protege mais é a Larissa, mas quem cuida mais de mim é a Letícia. Elas sempre comparam o que fizeram na minha idade para que consiga superá-las. Conselhos sobre cuidado com as amizades, coisas que elas fizeram errado e não querem que aconteça comigo. Fico orgulhosa de ter irmãs campeãs, não moramos mais juntas, mas sempre que podemos vamos para a praia”, explicou Giovanna, que atualmente mora com a mãe e com a tia, já que Larissa mora em São Paulo e Letícia se mudou recentemente depois de casar.

Giovanna trilha forte o caminho para ser reconhecida por ser a própria Giovanna Pimenta e não como irmã de suas irmãs. A determinação e coordenação dos movimentos podem ser notadas durante os treinamentos. A lutadora sabe do quão importante é o apoio da família e dos amigos e agradece por todas as mensagens de boa sorte que vem recebendo.

“Minha família apoia muito e meus amigos também. Gostaria de agradecer o apoio de todos que treinam comigo, do meu amigo Jonata que manda mais mensagens mais do que a minha mãe (risos). É muito “da hora” vestir a malha do Brasil e o uniforme da CBW e cada vez que luto dá ainda mais vontade de lutar”, encerro Giovanna.

Giovanna Pimenta sobe ao tapete neste sábado, (23/10) no estilo livre feminino 42kg. As eliminatórias começam às 8h e as finais às 15h, horário de Brasília.