Pan-americano U-15 2021 – Antônio Pedro Martins
Pela primeira vez na história da modalidade, a Confederação Brasileira de Wrestling vai enviar uma equipe para o Pan-americano U-15. Em 2021, o torneio acontece de 22 a 24 de outubro, em Oaxtepec, no México. Treze atletas vão lutar pelo Brasil distribuídos nos estilos: greco-romano, livre feminino e livre masculino. Hora de conhecer um pouco mais sobre Antônio Pedro Martins que representa o Brasil no Pan na categoria 85kg do estilo greco-romano. Com 14 anos, Antônio iniciou no wrestling no Mato Grosso por acaso.
“Faço Jiu-jitsu na Academia do professor Chiquinho e cheguei no horário errado. Em um primeiro momento, achei que era Jiu-jitsu sem quimono, mas depois soube que era a Luta Olímpica, o Wrestling. Treinei e lá no Mato Grosso ficamos sabendo da seletiva que teria em Sergipe. Estava com 20kg acima e o Chiquinho disse: agora você vai. Treinei consegui perder o peso para competir em Sergipe e garantir a vaga” explicou Antônio.
O lutador sofre de Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), que se caracteriza principalmente pela desatenção, falta de foco e dificuldade de se concentrar naquilo que está fazendo. O tratamento é feito com remédios controlados e Antônio luta também fora do tapete para não deixar sua condição atrapalhar o desempenho. O período de concentração serviu para tentar deixar a timidez de lado.
“Era muito irritado e impulsivo. Na escola, tirava notas baixas, mas não por não conseguir aprender. Por exemplo, sempre fui meio desatento por causa do TDA, fazia uma fórmula de matemática e achava o resultado correto, mas perdia ponto porque fazia de outra maneira. É difícil concentrar, mas no esporte venho adquirindo mais disciplina e na hora da luta viro outra pessoa. Entro sério e saio para lutar sério”, explicou Antônio.
Ao contrário da realidade habitual dos lutadores, apesar da pouca idade Antônio já teve oportunidade de conhecer países como Itália, Portugal e o próprio México. Tudo fruto do trabalho de seus pais. Para competir é a primeira vez que Antônio deixa o país para competir. Uma oportunidade que ele agradece ao wrestling
“Foi a primeira vez que estive concentrado e embora prefira ficar mais na minha, treino e quarto. Mas também consegui ir à praia. É a primeira vez que viajo para competir fora do país e vejo que o wrestling pode me dar mais oportunidade que o Jiu-jitsu. Se acontecer de conseguir uma medalha no Pan-americano aconteceu. Se acontecer de não conseguir, tudo bem e vamos seguir em frente. “, completou Antônio.
Antônio luta nesta sexta-feira, (22/10) no estilo greco-romano 85kg. As eliminatórias começam às 8h e as finais às 15h, horário de Brasília.