Ananda vai lutar pelo Brasil na categoria 39kg do estilo livre feminino

Pan-americano U-15 2021 – Ananda de Souza Januário

Pela primeira vez na história da modalidade, a Confederação Brasileira de Wrestling vai enviar uma equipe para o Pan-americano U-15. Em 2021, o torneio acontece de 22 a 24 de outubro, em Oaxtepec, no México. Treze atletas vão lutar pelo Brasil distribuídos nos estilos: greco-romano, livre feminino e livre masculino. Hora de conhecer  um pouco mais sobre Ananda de Souza Januário que representa o Brasil no Pan na categoria 39kg do estilo livre feminino. Ananda, tem 15 anos é fruto do Projeto Bom de Luta, em Benjamin Constant, Amazonas.

“Comecei através de um namorado da minha irmã que me convidou para ir no Projeto lá em Benjamin Constant. Já tinha feito um pouco de capoeira quando tinha 9 anos, jiu-jitsu e um pouco de kickboxing e boxe. Fui convidada para treinar, sempre gostei de luta e fiquei. Minha mãe não gostava tinha medo que machucasse por ser pequena. Ela achava que só ia apanhar. Mas ninguém é melhor que ninguém e não quero mais sair do wrestling” explicou Ananda.

De Wrestling, Ananda tem pouco mais de 5 meses de luta. Depois de vencer a seletiva de wrestling em Sergipe e garantir vaga para o Pan-americano. Ananda viu as portas se abrirem e a ficha parece ainda não ter caído.

“O wrestling abriu novas portas para mim. Pude viajar pela primeira vez de avião, conhecer novos lugares e pessoas e sinto que se continuar no esporte e insistir posso ajudar a mudar a vida da minha família. Sou muito grata por tudo que tem acontecido na minha vida nos últimos meses. Gostaria de agradecer aos meus familiares e a CBW por ter dado essa oportunidade de representarmos o Brasil”, comemorou Ananda.

O frio na barriga que antecede as competições está presente e Ananda não esconde. Mas o orgulho que amazonense sente em levar no nome de Benjamin Constant, do Amazonas e do Brasil é maior. A menina que no máximo viajava para o Municípios vizinhos, ganhou o mundo e quer muito mais.

“Estou um pouco ansiosa, tensa, nervosa e animada. Nem imaginava sair do Amazonas, primeiro fui para seletiva na Sérvia e agora no México. As vezes fico pensando em tudo que está acontecendo. Em Benjamin não temos muita coisa para fazer a não ser visitar as casas de parentes e os municípios próximos. Poder participar de um torneio como esse mostra que todos somos iguais e podemos conquistar o mundo”, afirmou Ananda.

Ananda Januário luta no dia 23/10, sábado, na categoria 39kg do estilo livre feminino. As eliminatórias começam às 8h e as finais às 15h, horário de Brasília.