Lais Nunes e Aline Silva colocaram o Brasil no pódio no Torneio Internacional Bill Farrell.

Olímpicas, Aline e Lais entram em ação no Mundial 2017 nesta quarta-feira

Duas das melhores atletas do mundo representam o Brasil nesta quarta-feira, a partir das 5h, no terceiro dia do Campeonato Mundial de Wrestling 2017, em Paris, capital da França. Lais Nunes até 63kg e Aline Silva até 75k competem a principal competição do ano com o status de atletas olímpicas pela primeira vez. Em seu combate de estreia, Lais, a mais jovem atleta a representar o wrestling em uma edição de Jogos Olímpicos – enfrenta a francesa Laetitia Blot, atleta originária da judô. Já Aline Silva, segunda colocada em 2014 e quinto lugar em 2015, última edição do Mundial – em anos olímpicos o torneio não é disputado. A brasileira estreia contra a estoniana Epp Mae, também presente nos Jogos Olímpicos. Aline chega ao Mundial como número oito do mundo.

A terça-feira marcou o última dia de embates no estilo greco-romano. Diego Romanelli não conseguiu avançar na chave até 66kg e caiu diante do norte-americano Ellis Colleman por 8 a 0. O ouro da categoria ficou com o sul-coreano Hansu Ryu, quinto colocado nos Jogos do Rio que venceu o polonês Mateusz Bernatek, campeão europeu sub-23. Os bronzes ficaram com Atakan Yutsel da Turquia e Shmagi Bolkvadze da Geórgia. Além da categoria até 66kg, mais três divisões encerraram o estilo: até 59kg, 80kg e até 130kg.

Dois campeões olímpicos estiveram ausentes no Mundial, ambos cubanos. Ismael Borrero até 59kg e Mijaín Lopez tricampeão olímpico e sete vezes mundial na divisão até 130kg, descansam após um ano olímpico. A ausência de Mijaín só não foi sentida pelo turco Riza Kayaalp, que venceu na semifinal o pupilo e sparring de Mijaín, Oscar Pino, e faturou o terceiro título mundial, 2001,2015 e 2017. Nas duas anteriores, Kayaalp bateu Mijain na final. Nesta edição, a prata ficou para o estoniano Heike Nabi.

Confira quais foram os medalhistas do último dia do estilo greco-romano no Campeonato Mundial 2017

Categoria até 59kg
Ouro – Kenichiro Fumita (JPN)
Prata – Mirambek Ainagulov (KAZ)
Bronze – Seunghak Kim (COR)
Bronze – Stepan Maryanyan (RUS)

Categoria até 66kg
Ouro – Hansu Ryu (KOR)
Prata – Mateusz Bernatek (POL)
Bronze – Atakan Yuksel (TUR)
Bronze – Artem Surkov (RUS)

Categoria até 80kg
Ouro – Maksim Manukyan (ARM)
Prata – Radzik Kuliyeu (BLR)
Bronze – Elvin Mursaliyev (AZE)
Bronze – Pascal Eisele (RUS)

Categoria até 130kg
Ouro – Riza Kayaalp (TUR)
Prata – Heike Nabi (EST)
Bronze – Yasmani Acosta (CHI)
Bronze – Oscar Pino (CUB)