Oficina de Wrestling reúne 200 alunos de Educação Física e é sucesso na Universo
O Wrestling foi destaque na Oficina de Lutas realizada pela Universidade Salgado de Oliveira – Universo, na noite de terça-feira (28/3), em Niterói – RJ. A ação foi comandada pelo treinador nacional Felipe Macedo e contou com a participação dos campeões brasileiros André Pinto e Joilson Júnior. A ação foi destinada aos alunos de Educação Física de dois polos da Instituição, Niterói e São Gonçalo e contou com a presença de cerca de 200 alunos. O evento foi pioneiro e muitos tiveram o primeiro contato com o esporte de combate mais tradicional da humanidade.
“O objetivo deste evento é trazer a vivência de uma luta olímpica que para muitos é desconhecida, mas que tem uma importância muito grande no cenário das artes marciais e que tem ganhado um espaço importante na educação e principalmente dentro das escolas. Nossos futuros professores tiveram uma noção de como é trabalhado no alto rendimento e como podemos executar as atividades dentro do ambiente escolar de maneira lúdica sem perder a sua essência” explicou Amanda Christine, Professora da Universo de São Gonçalo e faixa preta de Judô 3° Dan.
Para o treinador Felipe Macedo, também professor escolar, mais do que apresentar a modalidade foi importante propiciar aos participantes que experimentassem a modalidade. Com auxílio especial dos campeões nacionais, André Pinto e Joilson Júnior, que demonstravam golpes e ações dos dois estilos da modalidade, os presentes puderam observar e praticar ludicamente o Wrestling.
“Além de uma explanação sobre o Wrestling, os atletas demonstraram as principais técnicas dos estilos livre e greco-romano. Logo depois, os alunos praticaram algumas atividades lúdicas que simulavam ações de luta. É uma iniciativa muito importante e espero que em breve eles possam atuar como professores de Wrestling também”, explicou Felipe Macedo, um dos professores do Ginásio Experimental Olímpica (GEO), no Município do Rio de Janeiro, que ensina modalidades olímpicas para as crianças.
A ação faz parte de um projeto de extensão de Lutas da Universo para o Curso de Educação Física. A professora Amanda, responsável por levar o Wrestling aos alunos, acredita que a modalidade veio para ficar e se mostrou entusiasmada com a repercussão do evento.
“As expectativas foram superadas, ver nos olhos de nossos alunos e futuros professores o desejo que aprender um pouco mais e a magia de conhecer para muitos algo novo é impactante, certamente foi muito melhor do que esperávamos. Encerramos a noite de terça-feira com a seguinte frase do Educador Paulo Freire “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”, concluiu Amanda.